Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Antigos Estudantes Ilustres U.Porto: Álvaro Siza Vieira

Memória U.Porto

Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto

Álvaro Siza Vieira

Fotografia de Álvaro Siza Vieira Álvaro Siza Vieira
1933-
Arquitecto e professor



Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira é natural de Matosinhos, onde nasceu a 25 de Junho de 1933, filho de Júlio Siza Vieira e de Cacilda Ermelinda Camacho Carneiro.
Estudou Arquitectura na Escola Superior de Belas Artes do Porto entre 1949 e 1955. Construiu a sua primeira obra em 1954. Foi colaborador de Fernando Távora entre 1955 e 1958. Ensinou na Escola Superior de Belas Artes do Porto entre 1966 e 1969 e voltou a esta Escola como Professor Assistente de "Construção". Foi Professor Visitante em vários estabelecimentos de ensino. Leccionou, ainda, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde deu a sua última aula em Outubro de 2003.

Casa de Chá da Boa Nova, de Siza Vieira Faculdade de Arquitectura da Universidade do PortoÉ autor de numerosos projectos quer a nível nacional, que a nível internacional, entre os quais se incluem a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, a Biblioteca da Universidade de Aveiro, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves e a emblemática Igreja de Marco de Canaveses.
Na Holanda, dirigiu, desde 1985, o Plano de Recuperação da Zona 5 de Schliderswij; em Espanha, delineou os projectos para o Centro Meteorológico da Villa Olímpica de Barcelona, para o Museu de Arte Contemporânea da Galiza e para a Faculdade de Ciencias da Informação, em Santiago de Compostela. As suas obras foram expostas em numerosas cidades.

Siza Vieira participou em seminários e conferências por toda a Europa, na América e no Japão. Foi convidado a estar presente em concursos internacionais e obteve o primeiro lugar em Schlesisches Tor, Kreuzberg, Berlim, na recuperação do Campo di Marte, em Veneza, e na remodelação do casino e café Winkler, em Salzburg (1986).
Foram inúmeros os prémios que recebeu: em 1987, o Prémio de Arquitectura da Associação de Arquitectos Portugueses; em 1982, a Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte atribuiu-lhe o Prémio de Arquitectura do Ano. Em 1988 recebeu a medalha de Ouro de Arquitectura do Colégio de Arquitectos de Madrid, a Medalha da Fundação Alvar Aalto, o Prémio Prince of Wales da Harvard University e o Prémio Europeu de Arquitectura da Comissão das Comunidades Europeias/Fundação Mies van der Rohe. Em 1992 foi-lhe atribuído o Prémio Pritzer pelo conjunto da sua obra. Em 1993, recebeu o Prémio Nacional de Arquitectura e em 1996 e 2000, o Prémio Secil de Arquitectura. Em 2001, foi premiado pela Wolf Foundation e recebeu o Prémio Nacional da Arquitectura Alexandre Herculano.

Álvaro Siza Vieira: DesenhosO ano de 2002 foi repleto de galardões, assim como os anos seguintes, até 2005, ano em que lhe foram entregues as chaves de cidade do Porto.
Álvaro Siza é doutor "Honoris Causa" pela Universidade Politécnica de Valência, pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, pela Universidade de Palermo, pela Universidade Menendez Pelayo, de Santander, pela Universidad Nacional de Ingeniería de Lima, Peru, pela Universidade de Coimbra, pela Universidade Lusíada, pela Universidade Federal de Paraíba, pela Università degli Studi di Napoli Federico II, Pollo delle Scienze e delle Tecnologie, Nápoles.
Álvaro Siza Vieira é membro da American Academy of Arts and Science e "Honorary Fellow" do Royal Institute of British Architects, do AIA, da Académie d'Architecture de France e da European Academy of Sciences and Arts.

Em suma, pode dizer-se que Álvaro Siza é o arquitecto português com mais visibilidade e prestígio internacional.
(Texto de Cátia Pereira, 2008)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2015-11-10 Página gerada em: 2017-09-26 às 10:04:12