Saltar para:
This Page is not available in English   A Ajuda Contextual não se encontra disponível   
Você está em: TIC > Software U.PORTO >
Autenticação




Software U.PORTO

Microsoft

 

Microsoft Enrollment for Education Solutions 
 


O  Microsoft Enrollment for Education Solutions (EES)  é um contrato subscrito anualmente entre a Universidade do Porto e a Microsoft.

Através deste contrato, é realizado o licenciamento de produtos incluídos na plataforma Desktop Education (EES Education Desktop) e servidores.

O licenciamento dos produtos incluídos na plataforma Desktop Education, ao contrário do que se poderia supor, não é função do número de máquinas envolvidas, mas sim de acordo com o número de funcionários. A contabilização destes é feita segundo o conceito de FTE (Full-time equivalent), ou seja, de acordo com a definição dada pela Microsoft: pessoas que trabalhem para a instituição 200 ou mais horas/ano e que usem computadores no exercício das suas actividades.

O EES é renovado anualmente e vigora entre 1 de Abril do ano civil respectivo e 31 de Março do ano civil seguinte.

Os produtos incluídos na  plataforma Desktop Education não podem ser adquiridos separadamente e terão que ser subscritos em tantas unidades quantos os FTEs declarados anualmente.

Os produtos servidores são licenciados em tantas unidades quantas as indicadas anualmente por cada unidade orgânica e organismo da U.PORTO. 

No que se refere ao sistema operativo desktop, chama-se a atenção que o licenciamento apenas contempla actualizações (upgrades/downgrades) deste, exigindo-se que o computador disponha previamente de uma versão de sistema operativo desktop da Microsoft ou Macintosh devidamente licenciada/elegível (típicamente licença OEM – Original Equipment Manufacturer).

Salienta-se que na aquisição de um computador novo, se o sistema operativo MS Windows vier instalado, o fornecedor é obrigado a entregar ao cliente a licença respectiva e tal deve ser sempre exigido.

Nas condições do licenciamento, os produtos da plataforma Desktop Education subscritos por cada unidade orgânica ou organismo poderão ser utilizados em todos os computadores da mesma. 

O licenciamento inclui igualmente a possibilidade do pessoal da instituição (FTEs)  utilizar nos seus computadores pessoais, por exemplo em casa, os produtos da plataforma Desktop Education que a unidade orgânica ou organismo têm licenciados (Work at Home Rights). Através deste benefício,  o pessoal da instituição (FTE) pode instalar os produtos incluídos na  plataforma Desktop Education, exclusivamente para fins profissionais, num computador pessoal (que não seja propriedade da instituição). São aplicáveis as seguintes condições adicionais:

  • Apenas é permitida a instalação de uma cópia de um sistema operativo Microsoft Windows e do sistema Microsoft Office;
  • Num dado momento, apenas pode ser executada uma instância do sistema operativo Microsoft Windows e do sistema Microsoft Office;

O pessoal da instituição que deixe de ter um vínculo ativo à U.Porto, deverá remover os produtos da Microsoft instalados ao abrigo deste benefício ou, em alteranativa, adquirir esses mesmos produtos de acordo com as opções disponibilizadas pela Microsoft.

Questões frequentes (FAQs) sobre licenciamento de produtos Microsoft podem ser consultadas em: https://www.microsoft.com/en-us/Licensing/product-licensing/FAQ-product-licensing.aspx

Produtos (licenciados para FTE's)

  
    Produtos incluídos na plataforma Desktop Education 
(EES Education Desktop with Core Cal Suite): 

      • Windows 10 Education Upgrade
      • Office Professional Plus   
      • Microsoft Office Professional Plus  e Office for Mac
      • Microsoft Core Cal Suite (licenças de acesso incluídas para FTEs - CALs):

            Windows Server CAL
            SharePoint Server Standard CAL
            Exchange Server Standard CAL
            System Center Configuration Manager Client Management License
            System Center Endpoint Protection
            Lync Server Standard CAL

      • Remote Desktop Services CALs (RDS CALs), de acordo com o número de FTE    
         declarados

   Produtos Servidores adicionais (CAls adicionais necessárias para determinados produtos não abrangidos em "Microsoft Core Cal Suite" ) :

       • Windows Server Standard 2016 (lPer Core)
       • Windows Server DataCenter 2016 (Per Core)
       • Exchange Server 2016 (Exchange Server Standard CAL incluídas)
       • System Center 2016
       • SQL Server  2016 Standard (Server + CALs adicionais)
       • SQL Server  2016 Standard (Per Core)
       • SQL Server  2016 Enterprise (Per Core)       
       • Sharepoint Server 2016
       • Outros produtos servidores, c onforme solicitados

Ciclo de vida do Suporte do software:

[1] http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows/lifecycle

[2] http://support.microsoft.com/gp/lifeselect

 

Onde encontrar

Este software, encontra-se à disposição dos Contactos de Informática para download, após autenticação, no servidor de software licenciado da Universidade do Porto [ http://atlas.up.pt ].

Validade

A licença é valida até: 31.03.2018


Benefícios incluídos no Microsoft Campus Agreement

Microsoft Imagine (ex-DreamSpark)

 

A Universidade do Porto subscreveu um protocolo com a Microsoft Portugal que permite o acesso ao software disponibilizado através do Microsoft Imagine.

Este protocolo permite aos utilizadores (alunos, contactos técnicos, professores e investigadores) autenticados no sistema de informação da Universidade do Porto (SIGARRA U.PORTO) o acesso ao repositório de software do Microsoft Imagine. 

O software disponibilizado ao abrigo deste protocolo destina-se exclusivamente para fins de ensino, aprendizagem e investigação.

O software disponibilizado compreende um grande número de produtos da Microsoft, destacando-se as plataformas, os servidores e as ferramentas de desenvolvimento. O produto MS Office não está incluído nos conjunto de ferramentas disponibilizadas aos utilizadores.

O software e respectivas chaves de activação são distribuídos, por download, através de uma plataforma electrónica: e-academy License Management Systems (ELMS).

A utilização deste sistema (ELMS) é gratuita para os utilizadores registados (alunos e professores), no entanto, as actividades dos utilizadores podem ser monitorizadas.

 
Onde encontrar

Para aceder ao repositório de software Microsoft Imagine (ELMS), deverá redireccionar o seu browser para: https://sigarra.up.pt/up/pt/msdnup.elms_iuv .As suas credenciais serão enviadas ao ELMS de modo a que este o reconheça como um utilizador autenticado. Simultâneamente o seu browser será automaticamente encaminhado para o ELMS.


Office 365


O Office 365 é um conjunto de ferramentas da Cloud Empresarial que facilitam a comunicação e o trabalho colaborativo.

Na sequência da adesão da Universidade do Porto ao programa Office 365 Educação, é possível a criação de contas Office 365 institucionais com a forma up1234@ms.uporto.pt na cloud daMicrosoft. Esta iniciativa permite descarregar a última versão do Microsoft Office (Word, Excel,PowerPoint, Outlook, Access, etc.) para 5 PC ou MAC mais um número ilimitado de dispositivos móveis. Além disso, esta conta permite o acesso a todos os serviços cloud da Microsoft:

  • Espaço de armazenamento de 1 TB através do OneDrive;
  • Mailbox empresarial com armazenamento de 50 GB através do Exchange Online;
  • Office Online para poder ter acesso a todos os documentos armazenados na cloud a partir de qualquer dispositivo;
  • SharePoint Online para criação e acesso a sites internos colaborativos;
  • Rede social privada da instituição com o Yammer;
  • Espaço para colocação de vídeos privados da organização e criação de canais através doOffice Video.


Informação adicional, incluindo condições de acesso, disponível  em: https://sigarra.up.pt/reitoria/pt/web_base.gera_pagina?P_pagina=1021566


Microsoft Home Use Program

 

O que é o “Microsoft Home Use Program”?

O “Microsoft Home Use Program”” possibilita a aquisição, a um custo reduzido, de uma cópia licenciada de produtos Microsoft, para instalação e utilização pessoal num computador particular.

Quem é que pode beneficiar?

Este benefício dirige-se a pessoal da instituição, ou seja docentes, não docentes e investigadores da U.PORTO, no estado: ATIVO.

Quais os benefícios oferecidos no âmbito desta iniciativa?

Ao abrigo deste benefício, encontra-se disponível para download e instalação num computador pessoal,  a aquisição a custo reduzido (cerca de 13,95 ¤ por produto, com IVA incluído), de uma cópia licenciada do seguinte software:

1. Office Professional Plus 2016
2. Office Home and Business 2016 for Mac

3. Project Professional 2016
4. Visio Professional 2016

Existe ainda a opção de adquirir um DVD do(s) produto(s) selecionado(s) (cópia de segurança). Neste caso, será aplicado um custo adicional  de aproximadamente 15,95 ¤ por DVD (já inclui portes de envio a partir da Irlanda). O DVD será entregue 3 a 4 semanas após confirmação da encomenda.

Como poderei aceder ao “Microsoft Home Use Program”?

Desde que esteja autenticado neste portal, deverá seguir os seguintes passos:

1. Redirecione o seu browser para: http://hup.microsoft.com ;
2. Selecione o país de origem (“Portugal”);
3. De seguida, deverá introduzir o respectivo endereço de correio electrónico institucional e o código de acesso (disponível após autenticação no topo desta página);
4. Após introdução e submissão dos dados solicitados no ponto anterior , receberá um email da Microsoft (hup.pt@digitalriver.com) com informações adicionais de como proceder para efetuar a encomenda,  pagamento e download dos produto(s) selecionado(s);

Informações adicionais sobre este assunto, poderão ser consultadas na área relativa às FAQs do Microsoft Home Use Program.


Microsoft E-Learning

O que é o Microsoft E-learning?

É uma plataforma de e-learning através da qual é disponibilizado um leque alargado de mais de 350 cursos, com o objectivo primordial de promover o contacto e a familiarização com as tecnologias da Microsoft.

Quem é que pode beneficiar?

Este benefício dirige-se a docentes, não docentes e investigadores da U.PORTO, no estado: ACTIVO.

Que benefícios são oferecidos no âmbito desta iniciativa?

Acesso livre e gratuito a todos os cursos disponibilizados na plataforma.

Que cursos são oferecidos através desta iniciativa?

A listagem completa dos cursos disponibilizados através deste benefício, pode ser consultada selecionando a opção “Browse Courses”/ “Navegar nos cursos”, após seguir instruções fornecidas abaixo - "Instruções de acesso Microsoft E-Learning").

Quantos cursos poderei frequentar?

Todos os que desejar. No entanto, e porque o número total de sessões de formação disponibilizadas à U.Porto é finito, pedimos que utilize este recurso com parcimónia, ou seja, inscreva-se apenas nos cursos que efectivamente pretende frequentar.

O acesso ao curso será válido durante quanto tempo?

Um ano, a contar da data de início do curso.

A frequência destes cursos dá acesso a algum tipo de certificação?

Não. No entanto, alguns cursos disponibilizam um teste final, em que poderá avaliar os conhecimentos adquiridos pelo curso frequentado. Após conclusão dos cursos, poderá ainda imprimir o respetivo certificado de conclusão, disponível na opção “Minhas Conquistas” / “My achievements”

Quais os recursos mínimos que devo possuir para aceder aos cursos disponibilizados? 

Os requisitos do sistema podem variar entre cursos específicos. Uma vez que cada curso tem seus próprios requisitos do sistema, deverá confirmar se seu sistema cumprecom os requisitos mínimos para reproduzir o curso escolhido:

  1. Depois de localizar o curso de interesse, deverá clicar no título do curso
  2. Na página de detalhes do curso resultante, clicar em “Requisitos do sistema”

Como posso aceder aos cursos disponibilizados através do Microsoft E-Learning?

Desde que esteja autenticado neste portal, deve seguir as intruções a seguir indicadas.

 

Instruções acesso Microsoft E-learning:

De modo a activar o acesso inicial aos cursos Microsoft e-learning, deverá seguir os seguintes passos:

1. Redirecione o seu browser para: http://onlinelearning.microsoft.com/?whr=default

2. De seguida, ser-lhe-á pedido para iniciar sessão com  “Work or School account" (conta Office 365 UPorto) ou "Personal account" (“Microsoft Account” / Conta Microsoft) válida. Estas credenciais serão utilizadas para acesso ao sistema sempre que iniciar sessão na plataforma E-Learning da Microsoft.

As instruções para criação de uma conta Office 365 U.Porto podem ser consultadas em: https://sigarra.up.pt/reitoria/pt/web_base.gera_pagina?P_pagina=1022426 .

Se ainda não tem uma “Conta Microsoft” válida (pessoal), irá necessitar de a criar para poder aceder à plataforma (opção ”Create one!”,disponível após clicar em “Sign In” e "Personal account" )

3. Caso inicie sessão utilizando a conta Office 365 U.Porto  (do tipo up1234@ms.uporto.pt), deverá de seguida introduzir as credenciais de acesso ao Sigarra da sua faculdade. 

4. Após validação com sucesso , deverá introduzir o seu endereço de email institucional (“Your email address”) e um dos códigos de acesso (“Enrollment code”) aos diferentes cursos (disponíveis no topo desta página, após autenticação com sucesso, utilizando as credencias de aceso ao Sigarra).

O código é sensível a maiúsculas e minúsculas. Para poder ter acesso a todos os cursos, deverá seguir as indicações indicadas no passo 6.

5. Após aceitar os termos de utilização apresentados pela Microsoft, deverá completar o seu perfil de utilizador, de forma a ser possível iniciar os cursos pretendidos

6. Caso pretenda adicionar outros cursos de E-Learning, de acordo com as várias opções acima indicadas (ponto 3.), deverá selecionar a opção “Redeem enrollment
code”
/“Resgatar código de inscrição”, disponível após clicar no seu nome de utilizador (canto superior direito)

7. Clicar na hiperligação “Browse Courses”/ “Navegar nos cursos” para ver uma lista de cursos disponíveis (opção disponível no canto superior esquerdo)

 8. Uma vez que a quase totalidade dos cursos apresentados estão disponíveis apenas em Inglês, sugere-se que seja selecionado “English” na opção “Restringir por:”:

 9. Clicar no curso que pretende frequentar e de seguida “Adicionar”. O prazo de conclusão é 1 ano, a partir da data de início do curso.

Após conclusão do processo inicial de activação, poderá, em qualquer altura, aceder aos cursos pretendidos, seguindo apenas os seguintes passos:

  1. Redirecionar o seu browser para: http://onlinelearning.microsoft.com/?whr=default
  2. Clicar no botão “Fazer Logon
  3. Iniciar sessão com as credenciais “Work or School account" (conta Office 365 UPorto) ou "Personal account" (“Microsoft Account” / Conta Microsoft)
  4. Clicar na hiperligação “Browse Courses”/ “Navegar nos cursos” (opção disponível no canto superior esquerdo)
  5. Iniciar o curso pretendido




TechNet SA

 
O que é o TechNet SA?

É um serviço através do qual é possível obter apoio técnico (online) sobre produtos Microsoft subscritos pela U.Porto.

 

Quem é que pode beneficiar?

O benefício dirige-se aos Contactos Técnico da U.PORTO.

Quais os benefícios associados ao TechNet SA?

Os serviços TechNet SA têm duas componentes:

- TechNet Fóruns [TF]
- TechNet Online Concierge Chat [TOCC]

Através das quais é possível aceder de forma privilegiada principalmente a:

- Apoio técnico prioritário para a maioria dos produtos Microsoft subscritos pela Universidade do Porto [ TF + TOCC ];
- Acesso privilegiado a informações técnicas, destinadas ao apoio no planeamento, implementação e gestão de produtos Microsoft [ TF + TOCC ];
- Submissão de um número ilimitado de incidentes, em regime 24 x 7, com garantia de início de resolução em 2 dias úteis, caso não tenham já sido resolvidos pela própria comunidade do fórum [ TF ].

Estes serviços são disponibilizados em língua inglesa.

Como poderei solicitar o acesso ao TechNet SA ?

O acesso a este serviço requer registo prévio na Microsoft. Para o efeito, deverá enviar mensagem de correio eletrónico para helpdesk@uporto.pt com os seguintes dados:

1) Primeiro e último nome;
2) Unidade Orgânica a que pertence;
3) Número de telefone;
4) Windows Live ID (Associado ao endereço de email institucional.  Caso ainda não possua um “Windows Live ID”, terá de o criar previamente).

Posteriormente, receberá um email da Microsoft (SABenefits@microsoft.com) , com as respetivas credenciais e instruções de acesso ao sistema.
 
 Como ativar o acesso ao TechNet SA ?
 
De modo a ativar o acesso inicial ao TechNet SA, deverá seguir os seguintes passos:
 
• Redireccione o seu browser para: https://technet.microsoft.com/subscriptions/manage/default.aspx  ;
• Iniciar sessão com as credenciais Windows Live ID indicado anteriormente;
• No menu superior, clicar em “My Account” e de seguida em “Activate My Subscription”;
• Introduza os dados solicitados, de acordo com a informação incluída no email entretanto recebido da Microsoft : Nome Próprio, Apelido, Endereço de Correio Electrónico e ID de Subscritor.

Após conclusão do processo inicial de ativação, poderá, em qualquer altura, aceder aos recursos pretendidos, seguindo apenas os seguintes passos:

• Redireccione o seu browser para: https://technet.microsoft.com/subscriptions/manage/default.aspx ;
• Iniciar sessão com as credenciais Windows Live ID;
• No menu superior, clicar em “My Account”.


 

Mais informações

 

Informações adicionais sobre estes produtos devem ser encaminhadas para:

 

E-mail: helpdesk@uporto.pt

Telefone:
+351 22 040 88 88

Página gerada em: 2017-09-25 às 10:41:17 Última actualização: 2017-03-31