Saltar para:
This Page in English   A Ajuda Contextual não se encontra disponível   
Você está em: TIC > Rede de Dados >
Autenticação




Serviços de Rede

Serviços de rede, que dizem respeito às infra-estruturas tecnológicas transversais:

IPv6

A netUP dispõe, desde Outubro de 2003, de uma ligação nativa em protocolo IPv6 à RCTS. Esta versão do protocolo executa desde então em modo dual-stack no backbone da netUP, estando disponível nos acessos de todas as Unidades Orgânicas (UOs).

O seu endereço IP é:

O que é o IPv6?

A animação seguinte (5m56s) descreve sucintamente esta versão do Internet Protocol.


What is IPv6? - Animated Explanations

Com o objectivo de fomentar a utilização do protocolo tirando o máximo partido das infra-estruturas existentes, elaborou-se uma estratégia de implementação que passa pela disponibilização do IPv6 nas redes wireless das UOs. Para o efeito, produziu-se um documento técnico que foi facultado aos Serviços de Informática das UOs, no qual, para além de se descrever a tecnologia em si, se apresentaram os passos e configurações necessárias à interligação em IPv6 à netUP e consequente disponibilização no meio rádio.

Actualmente, todas as Unidades Orgânicas estão ligadas em IPv6 à netUP, estando o protocolo disponível pelo menos nas respectivas redes wireless (para além de outras zonas das redes locais, de acordo com as respectivas políticas). Os serviços de rede (WWW, DNS, mail) de toda a U.PORTO estão parcialmente compatibilizados, podendo a progressão da implementação ser visualizada no tracker IPv6 da FCCN.

Pode observar-se no gráfico seguinte as estatísticas de volume de tráfego IPv6 agregado, trocado entre a netUP e a RCTS.

Ligação RCTS - IPv6
Semanal Mensal Anual
Gráfico estatístico do volume de tráfego semanal IPv6 agregado entre a netUP e a RCTS
Gráfico estatístico do volume de tráfego mensal IPv6 agregado entre a netUP e a RCTS
Gráfico estatístico do volume de tráfego anual IPv6 agregado entre a netUP e a RCTS

Multicast

Com o objectivo de optimizar a utilização da rede recorrendo a técnicas de multicast, promove-se a comunicação multimédia em tempo real na rede da U.PORTO, apoiando projectos que utilizem multicast.

Procedeu-se à concepção e respectiva implementação da solução multicast para o backbone da netUP, utilizando-se o estúdio de videoconferência da U.PORTO como piloto, tendo-se interligado a netUP e a RCTS em multicast, com sucesso. O estúdio de videoconferência da U.PORTO está portanto apto a receber vídeo difusão suportada por esta tecnologia.

A netUP liga pois à MBONE (Multicast Internet) através da RCTS.

 

Opções
Página gerada em: 2025-01-15 às 20:32:00 Última actualização: 2016-01-13