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Organização e Funcionamento

Sistema de Gestão da Qualidade da U.Porto (SGQ.UP)

Apesar do compromisso com a Qualidade estar tacitamente assumido desde há longa data na U.Porto, na última década deram-se passos importantes para estabilizar e formalizar aquilo que habitualmente se designa por um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Na U.Porto pretende-se que o SGQ contemple não só a vertente ligada aos procedimentos de controlo e de verificação da conformidade, mas também que consagre rotinas de avaliação e melhoria.

Em 2006 constituiu-se o Serviço de Melhoria Contínua (SMC), atualmente Núcleo de Melhoria Contínua (NMC), a quem compete: 1) Desenvolver, implementar e consolidar um Sistema Interno de Garantia da Qualidade; 2) Contribuir para o desenvolvimento e implementação de procedimentos de acompanhamento e melhoria; 3) Organizar e gerir os processos de avaliação institucional.

Pilares do SGQ da U.Porto

O Sistema de Gestão da Qualidade da U.Porto assenta nos seguintes cinco pilares:

  1. A promoção do autoconhecimento implica a recolha, tratamento, análise e divulgação de informação relevante e detalhada sobre o desempenho da U.Porto nos principais domínios da sua atividade: educação, investigação, internacionalização e recursos humanos;
  2. A incorporação dos procedimentos de garantia da qualidade no SIGARRA, com base no qual se formatam e normalizam a maioria das rotinas e se estabilizam boas práticas. Isto abrange a recolha de informação e a produção de indicadores em diversas áreas, incluindo a apreciação da eficiência e eficácia da sua implementação, num processo cíclico de análise, ¬aplicação¬ e reanálise, que conduz à melhoria contínua do próprio sistema, com o aperfeiçoamento e inclusão de novos módulos;
  3. A avaliação institucional baseada na autoavaliação e nos princípios da auditoria da qualidade, sendo que o primeiro exercício correspondeu ao processo de avaliação institucional da EUA (2007-2010) e o mais recente ao processo de avaliação institucional da A3ES (2017-2019);
  4. O acompanhamento e avaliação do desempenho da U.Porto nos principais domínios da sua atividade. O Balanced Scorecard é a metodologia na qual se baseia a monitorização do desempenho da Universidade e demonstra como se podem utilizar com êxito indicadores de desempenho fora do tradicional contexto da qualidade. Este instrumento é apresentado nos planos estratégicos e grandes linhas de ação, sendo monitorizado anualmente nos planos de atividades e nos relatórios de atividades e contas;
  5. A adoção do Manual da Qualidade como um instrumento de verificação de adequação dos procedimentos de gestão da U.Porto aos requisitos das European Standards and Guidelines (ESG), em consonância com as últimas recomendações da A3ES para os sistemas internos de garantia da qualidade nas instituições de ensino superior. Foi concebido como um esforço de aperfeiçoamento, ampliação, consolidação e formalização do SGQ.UP.
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Última actualização: 2023-05-09 Página gerada em: 2025-04-25 às 06:44:20 Denúncias