![]() |
Maria Isabel Rebelo Teixeira Soares Economista e professora universitária |
Maria Isabel Rebelo Teixeira Soares licenciou-se em Economia pela Universidade de Coimbra e doutorou-se em Economia, especialização em Economia da Energia, na Université Louis Pasteur, em Estrasburgo, na França.
Em 1978 inicia a carreira de docente na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), faculdade na qual, em 1998, ascendeu a Professora Catedrática, e foi responsável pela criação do Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente, que dirigiu entre 2008 a 2015.
A Última Lição que assinalou a sua jubilação, intitulada "Economia da Energia: da marginalidade à centralidade na ciência económica", teve lugar a 17 de março de 2022, no Salão Nobre da Faculdade de Economia. A sessão foi aberta pelo Pró-Reitor da Universidade do Porto, João Correia da Silva. A esta intervenção seguiram-se a do diretor da Faculdade, José Varejão, e os testemunhos de João Peças Lopes (FEUP, Universidade do Porto, INESC TEC) Patrícia Pereira da Silva (FEUC, Universidade de Coimbra, Pró-Reitora) e Paula Varandas Ferreira (DPS, Universidade do Minho).
Maria Isabel Soares foi investigadora do Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto (CEF.UP), sendo responsável pela publicação de mais de 400 publicações em revistas académicas indexadas e livros ou capítulos de livros.
Chefiou projetos de investigação financiados por entidades como Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT), a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a Comissão Europeia, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o CYTED – Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnologia.
Desenvolveu investigação nas áreas da Economia da Energia, Economia da Regulação, Economia do Ambiente, e Finanças Empresariais e também fez carreira no meio empresarial, enquanto consultora de entidades nacionais e internacionais, tais como: o Governo de Portugal, o Banco Mundial, a Comissão Europeia, a Agência Reguladora da Eletricidade do Brasil, a Agência Reguladora dos Serviços Energéticos de Portugal, a Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo e a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, TECHNE-GESEL, entre outras.
É ainda Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Economia da Energia (APEEN) e membro da Associação Internacional de Economia da Energia (IAEE).
(Unidade de Cultura / 2022)