A U.Porto não se limita à vida académica!
O hábito de os estudantes se encontrarem socialmente ou se reunirem nos cafés, sobretudo no centro da cidade e em torno das Faculdades mais antigas, e a organização de eventos de carácter cultural e social vem já de outros tempos.
As tradições académicas são, também, muito antigas, nomeadamente no que diz respeito à recepção dos novos estudantes e aos cortejos estudantis, aos quais se foram juntando ainda mais actividades, algumas de cariz mais tradicional – como é o caso das actividades da Queima das Fitas.
Nos últimos anos assistiu-se ao nascimento de um grande número de núcleos estudantis nas diversas escolas, com actividades originais e diversificadas; por outro lado, as associações de estudantes no Porto assumem cada vez mais a função de pólos dinamizadores da vida estudantil.
Na maior parte das Faculdades existem diversos grupos e núcleos de estudantes que se dedicam a actividades como o modelismo, o mergulho, a fotografia, o folclore, o montanhismo, as artes marciais, etc. Existem, ainda, vários grupos de informática que, entre outras actividades, promovem cursos de formação.
Além disso, em muitas Faculdades são organizados diversos cursos de línguas e grupos de conversação – o que pode ser particularmente útil para praticar o português.