O Programa Leonardo da Vinci tem como objectivo responder às necessidades de ensino e aprendizagem de todos os intervenientes no ensino e formação profissionais, excluindo o ensino e formação profissional avançados de nível superior, bem como satisfazer as necessidades dos estabelecimentos e organizações fornecedoras e/ou promotoras desse ensino e formação.
Pretende, ainda, apoiar os participantes em acções de formação e aperfeiçoamento na aquisição e utilização de conhecimentos, competências e qualificações, no sentido de facilitar o seu desenvolvimento pessoal, a empregabilidade e a participação no mercado de trabalho europeu, e procura apoiar a melhoria da qualidade e da inovação dos sistemas, instituições e práticas de formação profissional, bem como aumentar a atractividade da educação e formação profissionais, a mobilidade dos empregadores e das pessoas, e facilitar a mobilidade dos formandos.
O que é o Programa Leonardo da Vinci
Quais as Vantagens
Quem pode participar
Como participar
Financiamento e Bolsas
Participação de Estudantes com dificuldades
Apoio Linguístico
Instituições Parceiras
O que é o Programa Leonardo da Vinci
Os projectos de mobilidade do Programa Leonardo da Vinci (LdV) têm como objectivo promover a mobilidade transnacional de pessoas, contribuindo para uma melhoria na aquisição e na utilização de conhecimentos, competências e qualificações, de forma a facilitar o seu desenvolvimento pessoal, a sua empregabilidade e participação no mercado de trabalho europeu.
No âmbito destes projectos, é atribuído financiamento para a realização de estágios transnacionais em organizações de acolhimento (Empresas/Instituições e Universidades) europeias em situação de formação profissional inicial e pessoas inseridas no mercado de trabalho, ainda que em situação de desemprego. Por outro lado, este programa incentiva a realização de estágios e intercâmbios destinados a profissionais do ensino e formação profissionais, nomeadamente formadores e orientadores de orientação profissional, bem como responsáveis por estabelecimentos de formação e pessoas encarregadas da formação e da orientação profissional nas empresas.
Entende-se por “estágio” um período de formação e/ou experiência profissional de um beneficiário junto de uma organização de acolhimento num outro país, no âmbito de uma cooperação entre organismos de formação (incluindo universidades) e empresas.
Estes estágios têm uma duração entre entre 3 e 6 meses para diplomados.
Os estágios devem:
Um estágio no âmbito do programa Leonardo da Vinci representa uma mais-valia pessoal e profissional no teu curriculum. Para além do acesso a novas tecnologias e processos de organização e de gestão inovadores, a nível profissional e pessoal, como estagiário LdV poderás adquirir competências transversais, bem como a possibilidade de aperfeiçoar o domínio de uma língua estrangeira, num ambiente de espírito empresarial.
Às mais-valias profissionais genericamente reconhecidas pelas empresas em Portugal, podes juntar actividades de enriquecimento pessoal, como aumentar as tuas capacidades de iniciativa, adaptabilidade, flexibilidade, comunicação, decisão e sensibilização para questões de qualidade, entre outras.
O reconhecimento formal do teu estágio é assegurado através do registo no EUROPASS – um sistema que permite que as tuas competências e qualificações sejam apresentadas de uma forma clara e facilmente compreensível.
Se és licenciado da Universidade do Porto, e se pretendes realizar um estágio profissional num país europeu elegível podes participar no programa.
Os países elegíveis para participação neste programa são os 27 Estados-membros da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Finlândia, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia), os países da EFTA/EEE (Islândia, Liechtenstein e Noruega e Suíça) e a Turquia (país associado).
Como licenciado da Universidade do Porto interessado em realizar um estágio numa organização parceira na Europa, ao abrigo do programa LdV, deves contactar os gabinetes de apoio na tua Faculdade. Aí podes obter informações pormenorizadas relativamente às possibilidades de realização de estágio à tua disposição, bem como às condições específicas de participação, do processo de candidatura e dos requisitos.
As bolsas atribuídas no âmbito do programa Leonardo da Vinci são bolsas de mobilidade. Por conseguinte, destinam-se a cobrir as despesas suplementares inerentes à vida no país de destino, nomeadamente as despesas de viagem, cursos de preparação linguística (quando aplicável) e prémios de seguros de responsabilidade civil e acidentes pessoais individual.
Esta bolsa é paga em três prestações:
Participação de Estudantes com dificuldades
A participação de estudantes portadores de deficiência ou com dificuldades económicas especiais no programa Leonardo da Vinci não só é permitida, como também incentivada.
A Universidade do Porto tem vindo a desenvolver, em conformidade com os objectivos do programa Leonardo da Vinci, as medidas necessárias para facilitar a participação no projecto de pessoas com deficiência ou outras necessidades especiais. Este apoio traduz-se, na maior parte dos casos, em medidas de apoio sócio-económico suplementar.
Assim, se pretendes candidatar-te a um estágio Leonardo da Vinci e te encontras nestas circunstâncias, deves consultar antecipadamente o gabinete respectivo na tua Faculdade.
A formação linguística é essencial para obter um óptimo desempenho durante a realização de um estágio. Se és estagiário LdV e pretendes efectuar o estágio num país cuja língua não dominas, podes beneficiar de apoio suplementar para frequentar um curso de formação linguística. Assim, podes aumentar as oportunidades de êxito na instituição anfitriã e minimizar os problemas inerentes ao estágio num país com uma língua desconhecida.
Com uma formação linguística adequada, podes aproveitar ao máximo a tua estadia, sem restrições linguísticas.
A Universidade do Porto coloca à disposição dos seus estudantes diversas possibilidades de estágio, nos vários Estados-Membros da União Europeia. Uma vez que estas possibilidades se baseiam em acordos pré-estabelecidos entre as Faculdades da U.Porto e as instituições estrangeiras, o número de acordos disponíveis em cada Faculdade é limitado. Se pretendes efectuar um estágio no estrangeiro e necessitas de informações precisas acerca das vagas disponíveis, podes contactar o gabinete de apoio na tua Faculdade.