Sobre o Sistema de Informação SIGARRA 1. Espaço de Informação 1. Espaço de InformaçãoA metodologia seguida na organização do SIGARRA exigiu um conhecimento detalhado do respetivo espaço de informação, atendendo à diversidade dos atores e dos conteúdos. Sem compreender o papel e a responsabilidade de cada um dos atores relativamente a cada um dos conteúdos, não seria possível dar forma ao sistema. O espaço de informação sobre o qual se constrói o SIGARRA é tridimensional, definido pelos vetores:
2. Produtores de InformaçãoUm modelo em que a produção da informação seja canalizada exclusivamente para um qualquer Serviço Central de carregamento de dados, embora possa ser mais eficaz num primeiro momento, conduz rapidamente a atrasos e a erros que reduzem a utilidade do sistema, pelo afastamento entre os responsáveis pela informação e o seu carregamento efetivo. É desejável aproximar a manutenção dos recursos informativos dos respetivos produtores, conseguindo dessa forma que as pessoas envolvidas sintam os recursos como seus e os incorporem nas suas rotinas de trabalho. É assim necessária a definição clara de critérios e procedimentos para identificar e atribuir competências aos produtores de informação do sistema. A correção e atualização da informação associada a cada produtor competem ao próprio, que assume o papel de gestor de informação para os recursos respetivos. 2.1 Gestor de InformaçãoO Gestor de Informação para o sistema na sua globalidade é geralmente alguém próximo dos órgãos de gestão da instituição. Com efeito, o GI deve ter um conhecimento aprofundado da estrutura orgânica, missão, visão e objetivos da instituição, para além do conhecimento do próprio sistema SIGARRA. Não é indispensável um conhecimento específico em áreas da Informática. O GI deverá assegurar:
Os Gestores de Informação de cada Unidade Orgânica são indicados pelos respetivos órgãos de gestão. 3. Leitores de InformaçãoOs leitores de informação, a quem o SIGARRA se destina, integram toda a comunidade académica da instituição, a comunidade exterior nos domínios de intervenção da instituição e com a qual esta se relaciona e o público em geral. Na comunidade académica há diferentes níveis de leitores: diretores dos órgãos de gestão, presidentes de departamento, diretores de curso, chefes de serviço, etc., a que correspondem diferentes níveis de acesso aos recursos informativos. O acento é colocado na disponibilização da informação mas existem alguns recursos de acesso restrito. Para acesso aos recursos pode assim ser necessário dispor de credenciais para autenticação perante o sistema. Todos os estudantes da U.PORTO recebem, no ato de matrícula, as credenciais de acesso ao SIGARRA da respetiva faculdade. Aos membros do pessoal docente, investigador, e não docente ou investigador são igualmente atribuídas credenciais de acesso ao SIGARRA da instituição com a qual estabelece alguma forma de colaboração. As credenciais são constituídas por: As credenciais são pessoais e intransmissíveis. Cada um é responsável pelas ações que forem realizadas com as suas credenciais. 4. Recursos de InformaçãoOs recursos de informação incluem uma vasta gama de tipos de informação e podem integrar fontes e repositórios múltiplos, incluindo bases de dados e componentes na Internet. A maior parte dos recursos está subdividida em módulos, que se interligam de várias formas.
|
||||
|