Este módulo automatiza o processo de pedido de autorização de despesa.
O módulo apresenta ao utilizador um formulário para registo do pedido de autorização de despesa, que seguirá o circuito de autorizações que tiver sido definido na UO. Este circuito envolve, habitualmente, e para além do interessado na despesa, o responsável do centro de controlo orçamental (CCO) que a suportará, os serviços económico-financeiros e a direção da instituição. Após a criação do pedido, o processo avança através de notificações aos envolvidos e correspondentes respostas, até que os pedidos autorizados são transferidos automaticamente para o sistema integrado de informação contabilística e de gestão (ERP Primavera).
Os saldos orçamentais dos centros de controlo orçamental e respetivos movimentos podem também ser visualizados no SIGARRA, pelos seus responsáveis (através do módulo de Contabilidade, do SIGARRA).
Tem como opções principais:
Criar PAD
Associar documentos ao PAD
Distribuir a despesa por vários centros de controlo orçamental (CCO) e centros de custo (CC)
Visualizar o estado do PAD
Aceder/visualizar as notificações
Consultar a lista de PAD processados/ em edição ou pendentes
Pré-requisitos do Módulo Pedido de Autorização de Despesa (PAD)
Para ser possível a instalação deste módulo é necessário que os seguintes módulos estejam instalados:
Contabilidade
Pontos de entrada no módulo:
Página pessoal do utilizador.
Grupos de validação utilizados por este módulo:
PAD_RESPONSAVEL: responsável pelo pedido de autorização de despesa;
PADS_ACESSO: acesso a PADs;
PADS_AUT_DESPESA: grupo de pessoas notificadas para aprovar uma despesa;
PADS_CONS_ADM: autorização de PADs pelo Conselho de Gestão (anterior Conselho Administrativo);
PADS_VER_DETALHES_CONTAB: editar detalhes contabilisticos dos PADs e pesquisar todos os PADs;
UNIDADE_CONTABILIDADE: lista das pessoas da Unidade de Contabilidade.