As TIC para o EnsinoA U.PORTO oferece à sua comunidade académica e em particular aos estudantes um ambiente tecnologicamente rico, state-of-the-art, em que os diversos recursos e serviços disponíveis se articulam e se complementam para fornecer um conjunto de ferramentas poderosas de apoio ao trabalho diário de cada um. Conectividade à InternetTodas as faculdades da U.PORTO estão interligadas através de uma rede de comunicações de alto débito baseada em fibra óptica. Esta rede, a netUP, está por sua vez ligada à rede nacional, Rede de Ciência Tecnologia e Sociedade (RCTS). Informação detalhada sobre a conectividade das diferentes faculdades e outras entidades da U.PORTO à netUP e sobre a ligação desta à RCTS encontra-se na secção Redes de Dados. Em cada faculdade existem redes locais, geridas pelos respectivos Serviços de Informática, que disponibilizam quer ligações fixas (por exemplo, as que normalmente são utilizadas para ligar os postos de trabalho nas diversas salas de informática), quer ligações sem fios (wireless), disponibilizadas através da designada rede e-U, parte integrante da rede europeia eduroam. As residências universitárias, administradas pelos Serviços de Acção Social da Universidade do Porto (SASUP), dispõem igualmente de rede sem fios e-U. A rede de comunicações da U.PORTO suporta igualmente serviços de voz (VoIP), que todas as Unidades Orgânicas da Universidade passaram a utilizar no contexto do projecto VoIP@U.PORTO. O Sistema de Informação SIGARRAO sistema de informação SIGARRA (Sistema de Informação para a Gestão Agregada de Recursos e Registos Académicos) oferece, tanto aos estudantes, como aos professores, como ainda a todos os demais intervenientes no processo académico, um conjunto de serviços e de ferramentas que apoiam as actividades de cada um nesta vertente. EstudantesQuando um estudante se matricula na U.PORTO, através de uma das suas faculdades, recebe as credenciais de acesso ao SIGARRA. Estas credenciais são constituídas por: Nas páginas do SIGARRA os estudantes encontram, para além da já citada, muito mais informação sobre as diferentes actividades de ensino e de investigação em curso e, especialmente, tem acesso à ficha das unidades curriculares em que estão inscritos, aos sumários das aulas, a documentos disponibilizados pelos respectivos professores (como por exemplo slides e testes de avaliação de anos anteriores), aos resultados dos inquéritos pedagógicos realizados em cada semestre, etc. Nas páginas da U.PORTO, que igualmente se baseiam no sistema SIGARRA, os estudantes podem aceder a outros recursos, como por exemplo a Microsoft Enrollment for Education Solutions (MS EES) e a legislação e regulamentação da U.PORTO. Estes recursos são geralmente de acesso restrito, obrigando a autenticação no sistema. Esta autenticação faz-se utilizando as mesmas credenciais (nome de utilizador e senha) que se utilizam no SIGARRA da faculdade, desde que no nome do utilizador se coloque não apenas o login (ex. lcf08156) mas também o domínio da respectiva faculdade (ex. lcf08156@ff.up.pt). Se as credenciais forem válidas para acesso ao SIGARRA da Faculdade em apreço serão igualmente válidas para acesso ao SIGARRA da U.PORTO, desde que, neste caso se coloque o nome "completo" do utilizador, com o nome do domínio da respectiva instituição. Usando as mesmas credenciais que utilizam no SIGARRA da U.PORTO, os estudantes podem aceder ao SIGARRA dos Serviços de Acção Social e, por exemplo, candidatarem-se a bolsas de estudo, a alojamento, dispondo também de informações sobre actividades desportivas, apoio médico, etc. DocentesOs docentes dispõem de credenciais de acesso à informação não pública do SIGARRA da sua instituição, com as quais podem igualmente aceder ao SIGARRA da U.PORTO se, para este, colocarem o seu nome de utilizador "completo", tal como o do correio electrónico, por exemplo nome@fade.up.pt. No SIGARRA os docentes têm acesso a um conjunto alargado de módulos de suporte ao processo pedagógico, de que se destacam a Ficha de Unidade Curricular, os Sumários, os Conteúdos (para a colocação de documentos de suporte às aulas), os Relatórios de Unidade Curricular, o e-mail dinâmico, os fóruns e os wikis. As dissertações e teses, que orientam ou co-orientam, estão também associadas à página institucional de cada docente. Os directores de curso, dispõem de acesso a módulos adicionais, como o dos Cursos e respectivos Relatórios de Curso. Administração EletrónicaA U.PORTO no âmbito de um processo contínuo de modernização administrativa tem vindo a integrar nos seus processos novas funcionalidades que contribuem para a desmaterialização e simplificação dos serviços administrativos. Neste sentido, recorrendo aos documentos de identificação eletrónica (e-ID) existentes no campus, Cartão de Cidadão e Cartão U.PORTO, tem sido possível implementar algumas funcionalidades e-government através da utilização destes novos recursos.
Serviços:
Requisitos: A utilização destes suportes para aceder a serviços online, disponibilizados na U.PORTO ou por entidades terceiras, requerer que o seu titular possua o código(s) PIN respetivo(s), o software e leitor compatíveis com o cartão. Informação Adicional: faqs.up.pt: Cartão de Cidadão e Cartão U.PORTO correio eletrónico de apoio: cartao@up.pt
Serviços de e-mailTodos os estudantes, docentes e restantes membros da comunidade académica da U.PORTO dispõem de uma conta de correio electrónico institucional. O respectivo endereço está indicado na página pessoal institucional do sistema SIGARRA, podendo cada um dar ou não conhecimento público desse endereço através da opção de configuração disponível na administração dessa página. Na U.PORTO o correio electrónico é amplamente utilizado para enviar informação aos diferentes membros da comunidade académica, tanto ao nível de cada faculdade, como ao nível da Universidade, que recorre ao módulo de e-mail dinâmico do SIGARRA da U.PORTO para enviar informação a todos os estudantes da Universidade, ou a todos os professores, ou a outros grupos da comunidade académica, utilizando-se os endereços institucionais destes. Os membros da comunidade académica devem gerir pessoalmente os encaminhamentos entre várias caixas de correio de que possam dispor. Para acesso à caixa de correio institucional são necessárias credenciais de acesso que são fornecidas em cada faculdade. Se necessário, contactar os respectivos Serviços de Informática. |
|
|||||||
|