Avançar para conteúdo principal

Ecossistema de Investigação - Estruturas de I&D

A U.Porto conta com uma ampla estrutura de investigação científica, que oferece as melhores condições para o desenvolvimento das atividades de investigação, desenvolvimento e inovação a todo o ecossistema da Universidade.

Introdução Estruturas de Investigação e Desenvolvimento

O ecossistema de I&D+i da U.Porto está estruturado, internamente, em torno de Unidades Orgânicas, Institutos de Investigação associados e Centros Funcionais e de Competência.

A Universidade participa ainda em Laboratórios Associados (LA) e Laboratórios Colaborativos (CoLAB), bem como em Infraestruturas de Investigação, que integram o Roteiro Nacional das Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), entre outros.

Esta estrutura dinâmica, que abrange diversas áreas de investigação, está empenhada em apoiar e incentivar a produção de conhecimento que dê resposta aos principais desafios científicos e societais da atualidade.

Unidades Orgânicas

As Unidades Orgânicas (faculdades) da U.Porto têm por missão, para além do ensino e formação, a investigação nos domínios das suas atribuições específicas. A U.Porto é composta por 14 faculdades que se encontram dispersas pelos três polos do campus (centro, ou Campus 1, baixa; Campus 2, Asprela; e Campus 3, Campo Alegre)

Às faculdades junta-se ainda uma escola de negócios reconhecida internacionalmente ao nível da formação empresarial - a Porto Business School.

Institutos de Investigação associados

A U.Porto conta com 11 Institutos de Investigação associados, os quais potenciam a criação de conhecimento e a inovação. Participam nestes institutos, para além da Universidade, outras entidades públicas e privadas, o que favorece a ligação das atividades de I&D+i da U.Porto à comunidade.

Alguns destes institutos estão também inseridos em Laboratórios Associados, estruturas de investigação orientadas para a prossecução da política científica e tecnológica do Governo português.

Centros Funcionais e de Competência

A U.Porto conta ainda com Centros Funcionais e de Competência, que têm como função prestar serviços de apoio a atividades de I&D+i em diferentes temáticas (desde os materiais, a cibersegurança, o envelhecimento, até à biomecânica), para além de agregar os conhecimentos e as competências existentes na Universidade.

Laboratórios Associados

O ecossistema de I&D+i da U.Porto, através das suas Unidades de I&D, integra 17 Laboratórios Associados (LA) reconhecidos pela FCT, em quatro domínios temáticos.

Constituídos através de consórcios entre instituições de I&D+i, os LA visam incentivar a agregação e organização de recursos humanos e materiais com qualidade e dimensão necessárias para responderem aos objetivos específicos da política científica e tecnológica nacional:

Laboratórios Colaborativos

A U.Porto participa em 22 Laboratórios Colaborativos (CoLAB) reconhecidos pela FCT, em onze áreas temáticas.

Os CoLAB consistem em associações privadas sem fins lucrativos que aproximam a academia do setor industrial, criando sinergias que facilitam e impulsionam a transferência de conhecimento gerado no meio académico para o mercado.

Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação

A U.Porto integra 24 infraestruturas de investigação do RNIE da FCT, em seis domínios temáticos.

Estas infraestruturas incluem plataformas, recursos e serviços disponíveis para a comunidade científica, oferecendo equipamentos de grande porte e outros instrumentos científicos, coleções, arquivos e dados, sistemas computacionais e redes de comunicação, fomentando o acesso aberto digital, numa perspetiva de estímulo à excelência nas atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico.

  • C4G - Colaboratório para as Geociências
  • EMBRC.PT - Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos Portugal
  • EMSO-PT - Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água – Portugal
  • PORBIOTA - E-Infraestrutura Portuguesa de Informação e Investigação em Biodiversidade
  • AIR Centre - Centro Internacional de Investigação do Atlântico
  • Ciências Físicas e Engenharia
  • Engage SKA - E-ciência Sustentável: Capacitação e Crescimento Inteligente
  • NECL - Rede de Laboratórios de Condições Extremas
  • TEC4SEA - Plataforma Modular para Investigação, Teste e Validação de Tecnologias de Suporte à Economia do Mar
  • Windscanner.PT - Windscanner Portugal. Infraestrutura Nacional WindScanner
  • CECOLAB - Laboratório Colaborativo para a Economia Circular
  • PTNMR - Rede Nacional de Ressonância Magnética Nuclear
  • GENOMEPORTUGAL - Laboratório Nacional de Sequenciação e Análise de Genomas
  • PPBI - Plataforma Portuguesa de BioImagem
  • RNEM - Rede Nacional de Espectrometria de Massa
  • RNCCC - Rede Nacional de Centros Compreensivos de Cancro
  • CRYOEM-PT - Rede Nacional de Microscopia Avançada para as Ciências da Saúde e da Vida
  • PtCAC - Rede Nacional de Centros Académicos Clínicos
  • PtCRIN - Rede Portuguesa de Infraestruturas de Investigação Clínica
  • Pt-mBRCN /MIRRI-PT - Rede Portuguesa de Centros de Recursos Microbiológicos
  • PT-OPENSCREEN - Infraestrutura Nacional para a Química Biológica e Genética