Avançar para conteúdo principal

O Porto - Como chegar?

Por terra, pelo ar ou pelo mar, todos os caminhos vão dar ao Porto! Descobre como chegar até nós e quais os transportes que podes usar no dia-a-dia.

Chegar ao Porto

O Porto localiza-se no Norte de Portugal e é acessível via transporte aéreo, rodoviário e ferroviário.

Avião

Localizado a cerca de 11km do centro da cidade, o Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro acolhe um número crescente de companhias aéreas internacionais que voam diretamente para o Porto – muitas das quais com tarifas reduzidas (low cost).

Para chegar ao Porto, utiliza os serviços de transportes públicos ou os serviços de rent-a-car e outros transportes privados.

Autocarro

Há serviços regulares de autocarros para os principais destinos europeus. As empresas com maior variedade de destinos são a Rede Nacional de Expressos (também com uma forte presença a nível nacional) e a InterNorte (com ligações a praticamente todas as cidades da Europa, via Paris).

Outras empresas de transportes rodoviários fazem ligações internas ao norte e ao sul do país.

Comboio

A bordo dos Comboios de Portugal (CP), é possível chegar ao Porto a partir de pontos de partida internacionais – sobretudo de Paris. O Porto é servido por duas principais estações: Campanhã (ligações internacionais, Lisboa e regiões Douro e Minho) e São Bento (ligações regionais, Galiza, Douro e Minho, Aveiro e Coimbra).

A reserva de bilhetes pode ser feita diretamente através do site da companhia ou do call centre (+351 808 208 208 / +351 223 394 040).

Chegar às faculdades

Distribuídas por três polos, todas as faculdades da Universidade do Porto têm ligações aos transportes públicos, seja autocarro, metro, comboio ou elétrico.

Para informações detalhadas sobre como chegar a cada faculdade, consulta os serviços de mapas online, que te indicam os percursos mais curtos e eficientes, com a indicação dos transportes públicos que deves usar.

Autocarro

A rede que opera é sobretudo a STCP. Circulam com frequência e param junto das faculdades da Universidade do Porto.

Comboio

Os comboios urbanos ligam a cidade do Porto às regiões circundantes. As estações de comboio têm interface com outros transportes.

Metro

O Porto tem uma rede de metropolitano alargada e em crescimento, que te leva aos principais pontos da cidade e desta à periferia. Uma grande parte das nossas faculdades tem metro "à porta".

Bicicleta ou a pé

A cidade do Porto é de fácil circulação a pé. Podes também ajudar o meio ambiente e recorrer às bicicletas.

Na Universidade do Porto podes igualmente alugar uma U-Bike, uma bicicleta elétrica ou convencional para as tuas deslocações diárias.