Avançar para conteúdo principal

Vida Estudantil - Bolsas e Financiamento

A Universidade do Porto promove e/ou patrocina um conjunto alargado de apoios financeiros aos seus estudantes e investigadores, de modo a assegurar a igualdade de oportunidades no acesso aos seus cursos, mas também de premiar o mérito daqueles que se destacam pelos seus resultados académicos.

Entre os apoios ao dispor dos estudantes e investigadores da U.Porto, incluem-se:

Bolsas de Estudo SASUP

Se estás inscrito/a nas Licenciaturas, Mestrados e Mestrados Integrados da U.Porto, podes candidatar-te a bolsas de estudo atribuídas pelos Serviços de Ação Social da Universidade (SASUP). Estas bolsas consistem numa prestação pecuniária mensal, para comparticipação nos encargos referentes à frequência do curso.

Podem concorrer a estas bolsas os estudantes portugueses ou nacionais de Estados-membros da União Europeia, apátridas e oriundos de países com os quais haja protocolos de cooperação, prevendo a aplicação recíproca deste benefício (excluem-se os estudantes com Estatuto de Estudante Internacional). Esta bolsa é atribuída e renovada anualmente, sendo os prazos e resultados dos concursos divulgados no site dos SASUP.

Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP)

Rua dos Bragas, nº. 151,
4050-123. Porto, Portugal

Tel.: (+351) 222 005 435
Web: https://sas.up.pt

Bolsas de Mérito

Todos os anos, são distribuídas bolsas de mérito aos estudantes com os melhores resultados académicos da U.Porto. Trata-se de um prémio pecuniário para estudantes inscritos nas Licenciaturas, Mestrados e Mestrados Integrados, que obtenham aproveitamento escolar excecional, independentemente da sua situação socioeconómica.

Consulta o Regulamento Geral de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes da U.Porto.

Anualmente, a U. Porto atribui ainda um conjunto de Prémios Incentivo aos melhores estudantes do 1.º ano de cada uma das suas 14 escolas/faculdades. A entrega do prémio – de valor equivalente ao da propina anual – tem lugar durante a sessão comemorativa do Dia da Universidade.

Bolsas Científicas

A U.Porto atribui bolsas de iniciação científica e bolsas de investigação a Licenciados, Mestres ou Doutores. Estas bolsas destinam-se à obtenção de formação científica em projetos de investigação ou em instituições científicas e tecnológicas, em Portugal.

A duração da bolsa é, em regra, anual e prorrogável até três anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos.

Outros Apoios

Para além das bolsas de estudo, os SASUP dispõem ainda de um Fundo de Apoio Social destinado a estudantes que, por não reunirem os critérios de elegibilidade, não foram contemplados com bolsas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e se encontram em situação de necessidade económica pontual.

A par disso, os estudantes podem ter o seu programa de formação financiado por bolsas de estudo e de investigação atribuídas por instituições externas, entidades governamentais ou instituições parceiras da Universidade, através da celebração de acordos ou de consórcios nacionais e internacionais. Entre os destinatários destes apoios encontram-se, por exemplo, os estudantes oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

O Instituto Camões, o Portal das Comunidades Portuguesas, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o programa Santander Universidades, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Millennium BCP ou ainda os programas UT Austin Portugal, CMU Portugal e MIT Portugal são alguns dos programas e instituições que concedem este tipo de apoios.