Avançar para conteúdo principal

A acontecer na U.Porto - Eventos culturais

A U.Porto promove e acolhe, ao longo de todo o ano, um cartaz alargado de exposições, conferências, concertos, performances, entre outras iniciativas abertas a todas as tendências e a todos os públicos.

A U.Porto é um espaço vibrante onde o talento e as ideias dos nossos estudantes, professores e investigadores trabalham em conjunto para enriquecer a vida da comunidade, dentro e fora do campus.

Para inspirar esse espírito criativo, a Universidade oferece um cartaz regular de exposições, conferências, concertos, performances ou workhops, entre outras manifestações culturais produzidas em nome próprio ou em parceria com os agentes culturais da cidade e abertas a todos as tendências e todos os públicos.

A nível central, grande parte destes eventos têm como palco a Casa Comum, um espaço inaugurado em abril de 2019, na Reitoria da U.Porto, e que se vem afirmando cada vez mais como espaço cultural de referência na cidade.

Em paralelo, as nossas faculdades e unidades de investigação dinamizam programas culturais próprios e igualmente abertos à comunidade. O mesmo acontece com os eventos coorganizados em parceria com instituições de referência da cidade, como a Casa da Música, a Fundação de Serralves, o Museu Nacional Soares dos Reis ou a Câmara Municipal do Porto.

A agenda da Universidade não ficaria, contudo, completa sem o contributo dos múltiplos organismos dinamizados por estudantes e antigos estudantes. Cabem aqui as apresentações do centenário Orfeão Universitário do Porto e do Teatro Universitário do Porto, mas também o trabalho das associações de estudantes e de outros grupos académicos e culturais que atuam em áreas tão diversas como o teatro, a música, a dança ou o cinema.