Avançar para conteúdo principal

Cultura, Museus e Património - Edifícios Históricos

A história da Universidade do Porto escreve-se, todos os dias, na sua comunidade e nos seus edifícios. Descubra o património da U.Porto.

Pode a história de uma instituição ficar guardada entre as quatro paredes de um edifício? No caso da U.Porto, o nosso legado escreve-se todos os dias entre edifícios modernos e harmoniosamente integrados na paisagem urbana e um conjunto de edifícios que são testemunhos de quase 250 anos de uma história extraordinária.

Entre estes espaços, merece uma referência especial o Edifício Histórico da Universidade, localizado na Praça Gomes Teixeira (ou Praça dos Leões).

Erguendo-se sobre o antigo Monte do Olival, a "casa-mãe" da U.Porto foi construída sobre os alicerces do Colégio dos Meninos Órfãos e da Igreja de Nossa Senhora da Graça (século XVII). Aqui esteve instalada a Academia Real de Marinha e Comércio e, posteriormente, a Academia Politécnica do Porto, ambas antecessoras da U.Porto.

Após a criação da Universidade, em 1911, o edifício passou a acolher as instalações da Reitoria, da Faculdade de Ciências (1911-2006), da Faculdade Técnica (1915-1937), da 1ª Faculdade de Letras (1919) e da Faculdade de Economia (1953-1974).

Na sequência do incêndio que destruiu parte do edifício, em 1974, os serviços da Reitoria foram transferidos para as instalações do ex-CICAP, na Rua D. Manuel II. Regressariam em 2007, após a mudança da Faculdade de Ciências para o polo do Campo Alegre.

Atualmente, e para além dos serviços da Reitoria, estão aqui sedeados o Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência (MHNC-UP), a Casa Comum, a Loja da Universidade do Porto ou a histórica Biblioteca do Fundo Antigo.

Outros edifícios históricos da Universidade do Porto

Outros edifícios históricos

Do leque de edifícios históricos da U.Porto fazem também parte o antigo edifício da Escola Médico-Cirúrgica do Porto, que acolheu a Faculdade de Medicina até esta ser transferida para o Hospital de S. João, em 1960, e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, entre 1975 e 2012.

Merecedores de uma visita são igualmente o Palacete Braguinha (sede da Faculdade de Belas Artes) e o Edifício da Rua dos Bragas (antiga "casa" da Faculdade de Engenharia e atual sede da Faculdade de de Direito), este último inaugurado em 1937, por ocasião do Centenário da Academia Politécnica.

Para além dos espaços de ensino, um roteiro pela história da U.Porto inclui passagens obrigatórias pelo imponente Observatório Meteorológico da Serra do Pilar (sede do Instituto Geofísico da Universidade do Porto), pela Estação de Zoologia Marítima (o primeiro aquário do Porto, criado em 1914 na Foz do Douro) ou pelo pioneiro Observatório Astronómico Professor Manuel de Barros, situado em Vila Nova de Gaia.

Também os nossos espaços museológicos, culturais e de investigação científica são uma parte fundamental do património da Universidade..

No final do dia, sugerimos um momento de descanso da visita num dos diversos espaços verdes - alguns deles também históricos! - da U.Porto.

Explore os Edifícios Históricos da U.Porto!

Legenda da iconografia do mapa