No antigo Largo da Escola Médica, hoje Largo do Professor Abel Salazar, localizado na fronteira das freguesias de Miragaia e de Vitória, encontram-se monumentos como o edifício do Hospital de Santo António ou o edifício do Largo do Professor Abel Salazar.
Defronte da fachada principal do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, num pequeno recanto ajardinado no Largo do Professor Abel Salazar, pode-se admirar uma estátua dedicada a Júlio Dinis (1839-1871), pseudónimo literário do médico e lente portuense Joaquim Guilherme Gomes Coelho, da autoria do escultor João da Silva (1880-1960).
O Memorial a Júlio Dinis foi financiado por subscrição pública, aberta pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1923.
Três anos mais tarde, o artista escolhido para a concepção da escultura enviou de Paris a maqueta da obra, editada no jornal "Comércio do Porto" do dia 22 de Janeiro de 1926. A inauguração oficial, prevista para as comemorações do 1.º Centenário da Régia Escola de Cirurgia (Junho de 1925), apenas teve lugar em Dezembro de 1926.
Esta obra escultórica é composta por um busto em bronze assente num plinto de granito, do qual brota uma escultura figura feminina que presenteia o homenageado com uma coroa de louros, e por um baixo-relevo, na base do monumento, intitulado "Serões da Província".