Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Edifício da Reitoria - Lado Nascente: Praça de Lisboa

Memória U.Porto

Edifício da Reitoria da U.Porto - Lado Nascente

Praça de Lisboa

Fotografia do Conjunto Monumental dos Clérigos visto da Praça de Lisboa, Porto / Photo of the Conjunto Monumental dos Clérigos seen from the Lisboa Square, PortoNa praça de Lisboa, ainda conhecida por Praça ou Mercado do Anjo, terá existido uma ermida da invocação de S. Miguel, o Anjo, associada a uma lenda medieval. De acordo com esta lenda, durante uma viagem decorrida em 1153, na qual D. Afonso Henriques e D. Mafalda regressavam de Coimbra e seguiam em direção a Guimarães, a égua da rainha despenhou-se num fosso ao passar no sítio do Olival. Nessa ocasião, o monarca terá pedido a intercessão de S. Miguel, o Anjo, e como forma de agradecimento, mandado edificar uma capela em honra do seu protetor.

Representação do Mercado do Anjo no Minho Pitoresco (1887) / Representation of the Anjo Market in Minho Pitoresco (1887)Em 1672, este espaço acolheu a construção do Recolhimento da Rainha Santa Isabel do Anjo, criado por iniciativa de D. Helena Pereira com o apoio do bispo, do rei e da câmara, para assistência a mulheres desamparadas.

Uma vez terminado o Cerco do Porto, o recolhimento deu lugar a um mercado – o Mercado do Anjo -, mandado erigir em 1837 e inaugurado a 9 de Julho de 1839 para comemorar a entrada do exército de D. Pedro no Porto. Este mercado manteve-se em funcionamento até 1952. Por esta altura, a praça recebeu a designação de Praça de Lisboa.

Depois recebeu um espaço comercial – Clérigos Shopping (1991-2006), entretanto desativado, convertido pelo gabinete de arquitetura Balonas e Menano no Passeio dos Clérigos (2012), coberto por um jardim suspenso - o Jardim das Oliveiras, inaugurado solenemente a 15 de novembro de 2013.

A 10 de Maio de 2005, aquando do início das comemorações do centenário do nascimento de D. António Ferreira Gomes (1906-1989), a sua estátua foi recolocada no ângulo da Praça de Lisboa com a Rua de S. Filipe de Nery. Na mesma ocasião, também foi descerrado um memorial evocativo do mesmo bispo.
Antes dessa data, a obra de que é autor o escultor Arlindo Rocha, datada de 1991 e oferecida à cidade do Porto pela Fundação Engenheiro António de Almeida, erguia-se no topo da Rua da Assunção, nas proximidades da Torre dos Clérigos.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2018-06-21 Página gerada em: 2025-05-20 às 05:57:10 Denúncias