Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Enquadramento Urbano do Edifício da Reitoria da Universidade do Porto - Casa onde nasceu Almeida Garrett

Memória U.Porto

Edifício da Reitoria da U.Porto - Enquadramento Urbano

Casa onde nasceu Almeida Garrett

Fotografia do Medalhão na casa onde nasceu Almeida Garrett, no Porto / Photo of the Medallion on the house where Almeida Garrett was bornJoão Baptista de Almeida Garrett, estadista, diplomata, orador, escritor, reformador do teatro nacional e introdutor do romantismo em Portugal, nasceu no Porto a 4 de Fevereiro de 1799, na antiga Rua do Calvário, n.ºs 18, 19 e 20, actual Rua Dr. Barbosa de Castro, n.ºs 37, 39 e 41.

Desde 1864 que a casa onde Almeida Garrett nasceu e passou os primeiros cinco anos de vida, situada nas traseiras da muralha gótica, ostenta na fachada, ao nível do 1.º piso, um medalhão em gesso, de sabor neoclássico, patrocinado pela Câmara Municipal do Porto, com a seguinte inscrição, em letras maiúsculas: "Casa onde nasceu aos 4 de Fevereiro de 1799 João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett / Mandou gravar à memória do grande poeta a Câmara Municipal d’esta cidade em 1864".
 

Rua do Calvário, actual Rua Dr. Barbosa de Castro

O genealogista e historiador Eugénio Andrea da Cunha e Freitas (1912-2000) refere no seu livro "Toponímia Portuense" que a antiga Rua do Calvário (Calvário Novo), assim conhecida desde 1679 para se distinguir do Calvário Velho onde se ergueu o já desaparecido convento das Carmelitas Descalças, foi renomeada Rua Dr. Barbosa de Castro em 1920, em tributo ao advogado, Presidente da Câmara e juiz do Tribunal de Comércio do Porto, José Gonçalves Barbosa de Castro (1858-1920).

O autor também informa que neste arruamento existiram várias construções religiosas, como a Capela das Almas de S. José das Taipas (século XVIII), mandada erigir por Pantaleão Pacheco e sua mulher, Isabel Silva, em memória de José Pacheco, filho de ambos, para além de uma ermida e um cruzeiro recolhido nessa Capela em 1869.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2012-05-18 Página gerada em: 2025-04-24 às 03:56:02 Denúncias