Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Docentes e Estudantes da Academia Politécnica do Porto: Roberto Rodrigo Mendes

Memória U.Porto

Docentes e Estudantes da Academia Politécnica do Porto

Roberto Rodrigo Mendes

Inexistência de fotografia Roberto Rodrigo Mendes
1849-1938
Engenheiro militar e professor



Roberto Rodrigo Mendes nasceu em Viana do Castelo a 1 de novembro de 1849.

Bacharel premiado e diplomado pela Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra, detentor da carta de curso da Escola do Estado Maior e da de Engenheiro Civil e Militar, foi nomeado lente proprietário da 13.ª cadeira – Hidráulica e máquinas, da Academia Politécnica do Porto, pelo decreto de 5 de junho de 1884 e carta régia de 29 de janeiro de 1885, após apresentação a concurso da dissertação Resistencia dos Arcos Metallicos.
Dissertação Resistencia dos Arcos Metallicos / Dissertation of Resistencia dos Arcos MetallicosEm 1885 foi colocado a lecionar na 12.ª cadeira – Resistência dos materiais e estabilidade das construções - pelo decreto de 23 de setembro, sendo depois transferido para a 13.ª – Hidráulica e máquinas Hidráulicas -, em 1889 (decreto de 25 de janeiro).
Na Academia Politécnica do Porto foi, ainda, regente interino da 14.ª cadeira – Construções e vias de comunicação - e integrou a comissão de revisão dos programas dos cursos em 1885.

Após a criação da Universidade do Porto, em 1911, foi transferido para a Escola de Engenharia anexa à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tendo sido exonerado, a seu pedido, pelo decreto de 8 de março de 1913.

Na qualidade de antigo lente da Academia Politécnica do Porto, Roberto Rodrigo Mendes participou na cerimónia de lançamento da primeira pedra do edifício da Faculdade de Engenharia, a construir na rua dos Bragas (Porto), a qual teve lugar no dia 15 de março de 1927.

Roberto Rodrigo Mendes foi, ainda, professor do Instituto Industrial e Comercial do Porto e trabalhou nos Caminho-de-ferro do Minho e do Douro e na Companhia Portuguesa para a Construção e Exploração de Caminhos de Ferro.

Faleceu no Porto a 28 de fevereiro de 1938.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2014)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z
Última actualização: 2016-08-16 Página gerada em: 2025-08-01 às 08:30:43 Política de Privacidade Política de Proteção de Dados Pessoais Denúncias Livro Amarelo Eletrónico