Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Hoje é domingo
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Nota biográfica de Pedro Araújo

Memória U.Porto

Casa Primo Madeira

Nota Biográfica de Pedro Araújo (1862-1922)

Fotografia do Busto de Pedro Araújo / Photo of the Bust of Pedro AraújoPedro Maria da Fonseca Araújo nasceu a 26 de Dezembro de 1862, no Porto, na freguesia de S. Nicolau.

Dedicou a sua vida à atividade comercial, desenvolvida na Casa Fonseca e Araújo que herdou juntamente com os irmãos Júlio e Guilherme, mas também à vida pública.

Monárquico progressista, Pedro Araújo foi Vereador da Câmara Municipal do Porto (1890-1895), Presidente da Associação Comercial do Porto (1895-1896, 1901-1905), membro da Câmara dos Pares (1905), Presidente da Liga Naval Portuguesa (1905) e Governador Civil do Porto (1910).

Foi distinguido com as nomeações de sócio-honorário (1 de Fevereiro de 1897) e de presidente honorário (18 de Março de 1903) da Associação Comercial do Porto que, para o homenagear, mandou esculpir um busto da autoria de António Teixeira Lopes, o qual colocou no pátio da escadaria nobre do Palácio da Bolsa, junto dos bustos dos estadistas Hintze Ribeiro e Fontes Pereira de Melo, estes últimos esculpidos pelo mestre António Soares dos Reis.

Pedro Maria da Fonseca Araújo também foi agraciado com a Comenda e Grã-Cruz da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa do Estado Português (1 de Outubro de 1897), com a Grã-Cruz da Ordem de Isabel, a Católica, de Espanha, e a Grã-Cruz da Ordem de Gustavo Vasa, da Suécia. Recebeu ainda o título de Marquês da Brejoeira, atribuído por D. Manuel II, o qual não chegou a usar.

Patrocinou várias instituições de caridade e assistência como o Hospital Central Especializado de Crianças Maria Pia e financiou o pensionato no estrangeiro de vários artistas portugueses.

O seu nome também ficou ligado a dois exemplares notáveis da arquitetura civil do Norte de Portugal, cuja recuperação entregou ao arquiteto José Marques da Silva: Palácio da Brejoeira, em Monção, atribuído ao engenheiro-arquiteto Carlos Amarante e que Pedro Araújo adquiriu em 1901; palacete no Porto, situado na Rua do Campo Alegre, que ficou conhecido como Casa Primo Madeira e hoje acolhe o Círculo Universitário do Porto.

Pedro Araújo morreu na sua casa de Massarelos, a 16 de Dezembro de 1922.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2016-10-27 Página gerada em: 2025-05-11 às 05:38:18 Denúncias