Avançar para conteúdo principal

Apoio à Investigação - Serviços de Apoio

As atividades de I&D+i da U.Porto mobilizam várias estruturas que prestam serviços de apoio à comunidade científica.

Introdução aos Serviços de Apoio

Com pessoal altamente especializado no apoio à investigação, inovação, projetos e angariação de financiamento, as estruturas de apoio à investigação da U.Porto estão disponíveis para apoiar todo o ecossistema nas várias fases do processo científico. As suas funções incluem:

• Caracterização, acompanhamento e monitorização global das atividades do ecossistema de I&D+i da U.Porto;
  • Monitorização da produção científica;
  • Identificação de oportunidades e apoio técnico à instrução de candidaturas a financiamento competitivo;
  • Acompanhamento da execução financeira e reporte dos projetos financiados;
  • Valorização e transferência dos resultados de investigação;
  • Realização de ações de mobilidade;
  • Disponibilização de ferramentas ou recursos de apoio às atividades de investigação;
  • Acompanhamento das questões relacionadas com a proteção de dados pessoais.

Serviço de Investigação e Projetos (SIP)

Serviço de Investigação e Projetos

O Serviço de Investigação e Projetos é a estrutura de apoio central às atividades de I&D da U.Porto. Tem por missão apoiar a política e a estratégia de investigação da Universidade, promover o relacionamento interno e interinstitucional e assegurar a captação de financiamento para projetos de I&D da U.Porto.

Englobando as Unidades de Apoio à Investigação e de Apoio a Projetos, o SIP está em permanente cooperação e sinergia com todo o ecossistema de investigação da U.Porto, por forma a apoiar e impulsionar a I&D+i da Universidade.

Unidade de Gestão de Projetos Financiados (UGPF)

Unidade de Gestão de Projetos Financiados

A Unidade de Gestão de Projetos Financiados dos Serviços Partilhados assegura o apoio a docentes e investigadores na gestão administrativa, económica e financeira de projetos de I&D+i em que a U.Porto é a entidade promotora ou parceira.

U.Porto Inovação

A U.Porto Inovação é a estrutura central que presta apoio à cadeia de valor da inovação na Universidade, promovendo a transferência de conhecimento e reforçando a ligação da instituição às empresas.

A U.Porto Inovação foca a sua atividade na promoção e valorização da investigação desenvolvida na Universidade, no empreendedorismo da comunidade académica e na crescente interface com as empresas.

Serviço de Relações Internacionais

O Serviço de Relações Internacionais tem como missão apoiar centralmente a estratégia de internacionalização da U.Porto.

O SRI promove a cooperação entre a U.Porto e instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, apoiando a mobilidade de estudantes, docentes, investigadores e técnicos. Cabe-lhe ainda impulsionar a participação da Universidade em projetos e programas internacionais de educação e formação (em particular no âmbito do Programa Erasmus+) e dinamizar a divulgação internacional da instituição e da sua oferta educativa e formativa, sob a forma de eventos e outras iniciativas.

Unidade de Proteção de Dados

A Unidade de Proteção de Dados assume a missão de assegurar a conformidade da U.Porto com a legislação aplicável à proteção de dados pessoais, incluindo dados fornecidos no âmbito de trabalhos de investigação.

A UPD presta apoio à comunidade académica em matéria de proteção de dados, incluindo no cumprimento dos principais standards na gestão de dados fornecidos à comunidade U.Porto e no aconselhamento, orientação e disponibilização de documentos que assegurem aos membros da U.Porto o cumprimento da legislação em vigor.

Universidade do Porto Digital

UPdigital

A Universidade do Porto Digital tem como missão conceber, disponibilizar e gerir as infraestruturas tecnológicas, sistemas de informação e serviços de tecnologias de informação e comunicação na U.Porto.

Juntamente com a Unidade de Gestão de Documentação e Informação, estes serviços asseguram várias infraestruturas tecnológicas, ferramentas e recursos de apoio às atividades de investigação da Universidade.

Conclusão

Estas estruturas centrais de apoio trabalham em proximidade e articulação com os serviços e gabinetes de suporte local das faculdades da U.Porto.

Este trabalho em rede garante as melhores condições para um apoio mais próximo e eficaz a toda a comunidade de investigação da U.Porto, maximizando o potencial das atividades de I&D+i do ecossistema.