![]() |
Rolando van Zeller 1906-1989 Médico e cirurgião |
Rolando van Zeller, filho de Fernando van Zeller e de Maria Fernanda de Magalhães e Meneses de Vilas-Boas, nasceu no Porto a 9 de março de 1906. Era irmão de Adelaide Carlota (1903), Cristiano (1904) e Pedro van Zeller (1909).
Médico-cirurgião diplomado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (1928) e especializado em Medicina Tropical pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Lisboa, exerceu medicina em vários hospitais e instituições de assistência, nomeadamente no Hospital Geral de Santo António, no Porto, de que foi diretor técnico entre 1950 e 1952 e, anteriormente, diretor da enfermaria de Obstetrícia (nomeado em 1948).
Fez viagens de estudo a França, Espanha, Suíça e Itália e visitou a Escola Médico-Cirúrgica de Goa, em 1959, a convite do governo, aí proferindo uma conferência.
Foi vereador do pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, presidente do Conselho Regional da Ordem dos Médicos (eleito em 1965), presidente da direção da Associação Católica do Porto, presidente da direção do Círculo José de Figueiredo (durante mais de duas décadas) e da direção do Club Portuense. Foi vice-presidente da direção Asilo de Vilar (atual Instituto Arcediago Richard van Zeller) entre 1941 e 1989, secretário do IV Congresso Luso-Espanhol para o Progresso das Ciências (1952) e sócio titular da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Ginecologia.
Publicou trabalhos científicos na sua área de especialidade, nomeadamente no “Boletim da Ordem dos Médicos” e no “Jornal Médico” e artigos culturais nas revistas "Museu" e "Civitas". É o autor da obra "Estanhos Portugueses" (1969).
Foi condecorado com a Ordem do Cruzeiro, do Brasil.
Foi casado com Maria de Lourdes Woodhouse Kendall.
Morreu em 1989.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2014)