![]() |
Manuel Ventura Teixeira Lopes 1907-1992 Escultor e professor |
Manuel Ventura Teixeira Lopes nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1907. Era filho do arquiteto José Joaquim Teixeira Lopes, sobrinho do escultor António Teixeira Lopes, neto do ceramista e escultor José Joaquim Teixeira Lopes e afilhado do arquiteto Miguel Ventura Terra.
Foi casado, em primeiras núpcias, com Eunice Beatriz Verdial Magalhães Godinho, com quem teve uma filha, Maria Manuela Godinho Teixeira Lopes da Costa Pinto, futura aluna de escultura e cerâmica na FBAUP. Depois contraiu matrimónio com Maria Marques Freire. Desse enlace nasceu Paulo Teixeira Lopes, que, seguindo a tradição familiar, é artista plástico.
Estudou Escultura na Escola de Belas-Artes do Porto, onde foi discípulo de José de Brito, António Carneiro e do seu tio, António Teixeira Lopes.
Lecionou no Ensino Técnico durante vinte anos e foi o primeiro Conservador da Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia.
É autor, entre outras obras, das estátuas de D. Fernando, II Duque de Bragança, em Bragança, e de D. Sancho II, em Elvas; dos monumentos ao Soldado Ultramarino, em Gondomar e Vila Nova de Gaia; do busto em honra do Dr. Maurício Esteves Pereira Pinto (inaugurado em 1977, na Praça da Corujeira, Porto); dos monumentos ao comendador José Rufino e ao bispo D. António Alves Martins (Alijó); do monumento a Francisco Guerra (Vila Flor); das imagens de Nossa Senhora de Jerusalém do Romeu (Mirandela) e de Nossa Senhora da Conceição (Oliveira de Azeméis); dos “Meninos”, grupo escultórico que se encontra na rotunda da praia de Miramar (Vila Nova de Gaia); e dos estudos para o brasão da frontaria da capela do Paço dos Duques de Bragança (Guimarães).
Participou na exposição Levantamento da arte do século XX no Porto, em 1975. Obras de sua autoria estão patentes no Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto) e na Casa-museu Teixeira Lopes (Vila Nova de Gaia).
Manuel Ventura Teixeira Lopes é o autor da Biografia de Mestre Teixeira Lopes: Centenário do seu nascimento 1866-1966.
Morreu em 1992.
(Universidade do Porto Digital / Gestão de Documentação e Informação, 2016)