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Manuel Pereira da Silva 1920-2003 Escultor |
Manuel Pereira da Silva nasceu no lugar das Portelas, na Rua 14 de Maio, em Vila Nova de Gaia, no dia 7 de Dezembro de 1920.
Em Outubro de 1928 iniciou a vida de estudante na Escola Primária de Cabanões. Depois de ter realizado o exame de 2º grau na Escola das Palhacinhas, o pai matriculou-o na Escola Industrial Faria Guimarães (atual Escola Secundária Artística de Soares dos Reis), nas oficinas de marcenaria. No ano seguinte, transferiu-se para o curso de Desenho.
Concluídos os estudos secundários, matriculou-se na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, em 1939. Nesta Escola, foi aluno de Joaquim Lopes, Acácio Lino e Rodolfo Pinto Couto, e colega de Arlindo Rocha, Júlio Resende, Eduardo Tavares, Isolino Vaz, Nadir Afonso e Fernando Azevedo, parte dos quais integraram o "Grupo dos Independentes". Nessa época obteve dois prémios: o "Prémio Teixeira Lopes" e o "Prémio Soares dos Reis". Como tese final de curso apresentou um trabalho sobre Nuno Álvares Pereira, que lhe valeu a classificação de dezoito valores.
Em 1946 partiu para Paris. Durante os dois anos que passou nessa cidade estudou na École des Beaux-Arts, partilhou a experiência dos grandes mestres do Louvre, conheceu as novas correntes artísticas e frequentou cursos livres, onde aprendeu, entre outras, a técnica de afresco, que, mais tarde, veio a utilizar na Igreja de Santa Luzia, em Viana do Castelo.
No seu atelier na Rua Afonso de Albuquerque, em Vila Nova de Gaia, produziu dois tipos distintos de obras: esculturas essencialmente realistas, destinadas a satisfazer encomendas, e esculturas com maior grau de abstração e independência, as quais podem ser vistas em várias cidades portuguesas e africanas, como em Viana do Castelo, em Vila Nova de Gaia, no Porto, em Bolama, na Guiné – Bissau, e em Luanda, em Angola.
Entre os trabalhos escultóricos podem destacar-se os bustos dos seus amigos Fernando de Araújo Lima, Adriano de Sá Figueiredo e o de Adelino Gomes; o monumento ao Atleta (1973), situado no Largo da Gândara, em Vila Nova de Gaia; o monumento ao general e estadista americano Ulysses Grant (1822-1847) no espaço fronteiro aos Paços do Concelho de Bolama (1955); e o baixo-relevo em pedra de ançã para a sala de audiências do 3º Juízo do Palácio da Justiça do Porto, no qual se representa D. Pedro Pitões junto à Sé portuense a exortar os cruzados a ajudarem Afonso Henriques na conquista de Lisboa, de 1961.
Manuel Pereira da Silva realizou também um baixo-relevo em cerâmica polícroma para o frontispício de um edifício de Luanda, de 1960; a figura do Lavrador, para Gulpilhares; as figuras de bombeiros em Avintes e Gondomar; o monumento ao benemérito de Sandim, Fernando Couto; o monumento ao mobiliário, para Paços de Ferreira; o busto de Alves de Sousa, para Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia; o busto de Henrique Moreira e de Francisco Viana, para o Clube Recreativo Avintense; o busto do historiador José Hermano Saraiva, numa homenagem da Confraria da Broa de Avintes; A Maternidade, escultura em bronze para a Praça Marquês de Pombal, no Porto, de 1958; e o busto do locutor Fernando Pessa, que o autor ofereceu ao homenageado.
Paralelamente à escultura, lecionou no ensino secundário entre 1949 e 1991, experimentou várias técnicas de desenho e pintou obras caracterizadas pela predominância de temas femininos e pela utilização de linhas geometrizantes e de um rico imaginário: retratos, frescos sobre A Paixão de Cristo para a capela-mor da Igreja de Santa Luzia de Viana do Castelo, em 1956, o mural a fresco da Sapataria "Branca de Neve", na Rua de Santa Catarina, em 1957, e duas figuras ornamentais em edifícios no Jardim do Marquês de Pombal, no Porto, etc.
Em 2000 foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Cultural pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
Morreu em 2003.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2009)