![]() |
José Pulido Valente 1936- Arquiteto |
José Maria dos Santos Pulido Valente nasceu em Lisboa a 27 de Julho de 1936.
Nessa cidade fez os estudos secundários no Liceu Pedro Nunes (1946-1953).
Quando se mudou para o Porto, matriculou-se no curso Superior de Arquitetura da Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1955, curso que concluiu em 1964 com a classificação de 19 valores. Apresentou como tese de licenciatura o trabalho Moradia da Avenida de Fernão Magalhães, Porto – 1964.
Desde 1958 que trabalha como profissional liberal na sua cidade adoptiva. Já riscou residências, escritórios, complexos turísticos e projetos urbanísticos em cidades como Porto, Matosinhos, Viana do Castelo e Ovar.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, estagiou em Paris (Centre Scientifique et Technique du Batiment), em Hanôver, em Berlim (Institut für Bauforschung), em Roterdão (Bauzentrum) e em Londres (Building Centre).
José Pulido Valente ajudou a fundar a Cooperativa de Atividades Artísticas Árvore, em 1962, e desde há muito que faz parte da Sociedade Portuguesa de Autores e da Sociedade Portuguesa de Acústica.
Lecionou arquitetura em três instituições: na ESBAP, em 1976, como assistente da cadeira de Organização, Proteção e Utilização dos Espaços, da 2.ª Secção e como professor assistente na cadeira de Construção/Arquitetura, entre 1977 e 1986; na Escola Superior de Arquitetura da Cooperativa Árvore; e na ESAP (Escola Superior Artística do Porto).
Entre 1963 e 1975 foi consultor técnico da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Participou em inúmeras exposições, individuais e coletivas, seminários e congressos, tem colaborado em diversos jornais e é autor de livros como "Acuso: Crónicas de arquitectura-urbanismo" (2001) e "A remar contra a maré" (2005).
Este combativo e controverso arquiteto não teme afrontar políticos e colegas de profissão. São conhecidas as suas críticas à construção de edifícios polémicos como o Prédio dos Coutinhos, em Viana do Castelo, ou o Shopping do Bom Sucesso, no Porto.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2010)