|
José Luís Machado do Vale 1955- Engenheiro |
José Luís Machado do Vale nasceu em Braga, no ano de 1955.
Aos 18 anos ingressou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para frequentar o curso de Engenharia Civil (1973-1978), após a conclusão do qual estagiou, entre Outubro e Dezembro desse último ano, no Serviço de Geotecnia do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil). Depois do estágio ingressou nos quadros da Direcção-Geral de Hidráulica, nos quais se manteve de 1979 a 1982.
Em 1982 iniciou uma nova etapa da sua vida. Começou a lecionar as disciplinas de Hidrologia, Hidráulica Geral e Equipamentos Hidráulicos no curso de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra (1982-1984) e a colaborar, a partir de Outubro, com a Tecnasol, no cargo de diretor de obras de barragens. Em 1991, com a compra da Tecnasol pela SOMAGUE, Machado do Vale foi indigitado administrador da empresa.
Entre 1997 e 2001 frequentou o Programa Avançado de Gestão para Executivos (PAGE) da Escola de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.
Em Abril de 2006, com a aquisição da totalidade do capital da Tecnasol por parte da Edifer, tornou-se administrador executivo da Tecnasol e da Edifer Construções, lugar que manteve até Novembro de 2007.
Desde Dezembro de 2007 é Presidente do Conselho de Administração da SOMAGUE Engenharia, da SOMAGUE Ambiente, da SOMAGUE Imobiliária e da SOMAGUE SGPS, assim como Administrador da SOMAGUE Itinere, importantes contrafortes da atividade do Grupo SyV em Portugal.
Está associado a diversas organizações, nacionais e internacionais, tais como a Comissão Internacional das Grandes Barragens (membro do comité nacional português), a Sociedade Portuguesa de Geotecnia (membro da direção do último quadriénio), a Comissão Portuguesa de Túneis.
Em representação da SOMAGUE, encontra-se igualmente ligado à EPIS – Empresários pela Inclusão Social, ao BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável e à COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação.
Tem participado em numerosos congressos, no país e no estrangeiro, e publicou mais de quatro dezenas de trabalhos, relacionados, essencialmente, com as temática da injeção de terrenos, os trabalhos em túneis e barragens, as fundações especiais, a instrumentação de obras geotécnicas e a aplicação de geomembranas em obras hidráulicas, subterrâneas e ambientais.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2008)