![]() |
José Luís Figueiredo 1945- Engenheiro e professor |
José Luís Cabral da Conceição Figueiredo nasceu em 1945.
Licenciado em Engenharia Químico-Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1968) e diplomado em Engenharia Química pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine (1975), doutorou-se em Processos Químicos pela Universidade de Londres (1975).
Ingressou no corpo docente da FEUP como assistente, funções que exerceu entre 1969 e 1979. Em 1980 defendeu provas de agregação. Professor catedrático desde 1979, jubilou-se-2015.
Ao longo da carreira docente dedicou particularmente a sua atenção ao Ensino da Catálise, tendo sido investigador e diretor do Laboratório de Catálise e Materiais, unidade depois integrada no LSRE-LCM Laboratório Associado. Organizou e dirigiu os Cursos Avançados NATO (NATO ASI) Catalyst Deactivation (1981), Carbon and Coal Gasification (1985) e Carbon Fibers and Filaments (1989).
Proferiu 9 Lições Plenárias ou Conferências Convidadas, em congressos internacionais. É autor de vários livros e de centenas de trabalhos científicos. É membro de comissões editoriais da Revista Portuguesa de Química e da revista Carbon.
José Luís Figueiredo é membro efetivo do Colégio de Química e Conselheiro da Ordem dos Engenheiros (Região Norte); é membro (e foi presidente) da Delegação do Porto da Sociedade Portuguesa de Química. É membro da Sociedade Iberoamericana de Catálise, da American Carbon Society e do Grupo Especializado de Adsorção da Real Sociedade Espanhola de Química.
Foi galardoado com o Prémio MOBIL OIL Portugal (1965), com o prémio Estímulo à Excelência da FCT e do Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior (2004); com o Prémio Científico APDF 2004, da Associação Portuguesa de Doutorados em França e com o Prémio Ferreira da Silva 2014 da Sociedade Portuguesa de Química.
Deu a sua última aula - intitulada Carbon & Catalysis - em 30 de março de 2015. A cerimónia de jubilação, realizada nesse mesmo dia nas instalações da FEUP, contou com a presença dos professores Philippe Serp (Universidade de Toulouse), Jacob Moulijn (Universidade Técnica de Utrecht) e Armando Pombeiro (Universidade de Lisboa).
Em 2016 foi homenageado no dia da FEUP (13 de janeiro), juntamente com outros professores aposentados e jubilados. No dia da Universidade do Porto (22 de março) foi-lhe atribuído o título de Professor Emérito.
(Universidade do Porto Digital / Gestão de Documentação e Informação, 2016)