Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > António Rocha Peixoto: Homenagens

Memória U.Porto

António Rocha Peixoto

Homenagens

1910 O município da Póvoa de Varzim comprou os pertences de Rocha Peixoto
1913 A Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim, fundada em 1880, recebeu, em 1913, 2. 794 volumes legados no testamento de Rocha Peixoto (áreas de Arqueologia, História, Etnografia, Ciências, etc.).
1915 Descerramento do retrato a crayon de Rocha Peixoto, da autoria do pintor António Carneiro, colocado na sala de sessões da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
1923 A antiga Escola Primária Superior da Póvoa tomou o nome de Escola Primária Superior de Rocha Peixoto e editou um único número do jornal "Rocha Peixoto (Homenagem)", dirigido pelo Dr. Joaquim Graça.
1936 O retrato de Rocha Peixoto passou da sala das sessões da Câmara Municipal para o Museu de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.
1947 Inauguração de uma placa comemorativa na casa onde nasceu Rocha Peixoto, descerrada pela sua irmã, Augusta Camila Beatriz da Rocha Peixoto.
1966 Nas comemorações do I Centenário do nascimento de Rocha Peixoto foram inauguradas as novas instalações da Biblioteca da Póvoa, que tomou o seu nome (as actuais instalações da biblioteca municipal datam de 1991). Nessa ocasião foi descerrada uma placa comemorativa, o Dr. Flávio Gonçalves proferiu uma conferência ("Rocha Peixoto e a Póvoa de Varzim") no salão do edifício, e o seu retrato, da autoria de António Carneiro, foi para aí transferido do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim. Nessa efeméride, também se colocou um medalhão de bronze da autoria de Eduardo Tavares, com a efígie de Rocha Peixoto, na sua casa, voltaram a publicar-se os artigos "Miséria Poveira" e "As Olarias de Prado", começaram a ser editadas as suas obras completas e instituiu-se o Prémio Rocha Peixoto.
1979 A 22 de Novembro, o estabelecimento de ensino instalado primeiramente no palacete Postiga, depois na Fábrica do Gás e, a partir de 1962, em novas instalações, recebeu definitivamente o nome de Escola Secundária de Rocha Peixoto.
1981 Sessão solene de homenagem ao patrono da Escola Secundária de Rocha Peixoto, com a presença do Ministro da Educação e Cultura, José Augusto Seabra.
2009 Comemorações do I Centenário da morte de Rocha Peixoto, numa ação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que contou com o apoio das edilidades do Porto e de Matosinhos. O programa foi composto pela apresentação do local das comemorações, na Biblioteca Digital Rocha Peixoto; por exposições no Museu Municipal de Etnografia e História e na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto; pela realização de um colóquio ("Rocha Peixoto no centenário da sua morte"), encerrado com uma visita à Biblioteca Pública Municipal do Porto e a Matosinhos (casa onde residiu o homenageado) e à exposição de ex-votos da Santa Casa da Misericórdia; por sessões pedagógicas que tiveram lugar em escolas da Póvoa, que incluíram a apresentação do filme sobre a vida e obra de Rocha Peixoto, de autoria de Sofia de Azevedo Teixeira; por uma sessão filatélica, organizada pela Associação Poveira de Colecionismo dos CTT, com aposição de um carimbo no postal comemorativo, junto ao posto provisório dos Correios, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto; por uma sessão evocativa no dia da Escola Secundária Rocha Peixoto, com o lançamento do livro "À Descoberta de Rocha Peixoto"; pela apresentação da 2ª edição ampliada de "A Terra Portugueza" e do 43.º volume do Boletim Cultural "Póvoa de Varzim" e, ainda, pela colocação de um busto de Rocha Peixoto na Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2024-08-09 Página gerada em: 2025-05-23 às 10:00:48 Denúncias