Nota importante: Por motivos técnicos os vídeos demonstrativos deste capítulo não se encontram disponíveis. Esperamos repor este conteúdo o mais brevemente possível.
Dos programas mais usados para edição de texto, o Word contém já várias ferramentas que facilitam a produção de informação acessível. Neste capítulo serão fornecidas indicações para uma adequada utilização dessas ferramentas.
A estrutura dos documentos é um dos aspetos fundamentais para a acessibilidade à informação, sobretudo para quem utiliza tecnologias de apoio. Dentro desta categoria incluem-se todos os aspetos que a seguir se detalham e cuja presença num qualquer documento é indispensável para uma leitura versátil e eficaz.
Na escolha do tipo de letra:
Destacar texto:
Alinhamento do texto:
Pode ainda aumentar a legibilidade do documento se:
Por fim, para determinar se o seu texto é legível, teste-o utilizando as funcionalidades de acessibilidade do Windows, tais como tipos de letra em tamanho grande, definições de alto contraste e a lupa.
Vídeo 1 - Cabeçalhos
Para marcar texto como cabeçalho/título o Word dispõe de um mecanismo com vários níveis hierárquicos de cabeçalho/título aos quais estão associados estilos pré-definidos. A marcação dos conteúdos deve pautar-se sempre pelo significado estrutural dos seus elementos: cabeçalhos, parágrafos, listas, tabelas, etc. Lembre-se que o importante é marcar corretamente o nível hierárquico do cabeçalho/título de acordo com o seu encadeamento no texto. O estilo pré-definido para cada cabeçalho/título pode ser personalizado de acordo com as regras de design tipográfico por si definidas.
Para atribuir um cabeçalho/título:
Figura 1 - Menu Base, Grupo Estilos
É possível alterar o tipo, tamanho e cor da letra ou a cor do fundo, as margens, etc, definidos para um cabeçalho/título.Tudo isto designa-se por Estilo do Título e pode ser personalizado da seguinte forma:
A marcação dos textos que constituem cabeçalhos/títulos num documento obedece a uma hierarquia e encadeamento. O nível mais alto, designado de nível 1, corresponde ao título do documento. O nível 2, às secções, o nível 3 às subsecções e assim sucessivamente. Também se pode usar o nível 1 para marcar os títulos dos capítulos e os restantes níveis para marcar as respetivas secções e subsecções.
Em termos práticos é usual recorrer-se a esta estrutura de cabeçalhos/títulos para solicitar ao Word o respetivo índice do documento. Para quem usa tecnologias de apoio, nomeadamente leitores de ecrã, como é o caso das pessoas cegas, a marcação de cabeçalhos é particularmente útil para navegar em documentos longos.
O Word 2010 disponibiliza um Painel de Navegação que põe à disposição de todos os utilizadores esta facilidade de navegar pelos cabeçalhos, tornando a tarefa de navegação extremamente rápida e eficaz, principalmente quando estamos perante documentos longos.
O Painel de Navegação do Word é também ótimo para analisar se a marcação de cabeçalhos se encontra correta.
Para visualizar o Painel de Navegação:
Figura 2 - Separador Ver, Grupo Mostrar, Opção Painel de Navegação
Figura 3 - Painel para verificação da organização dos cabeçalhos ou títulos.
Figura 4 - Utilização dos botões Anterior Título e Seguinte Título
Certifique-se que:
Vídeo 2 - Edição e inserção de imagens
O Word permite editar imagens mas deve evitar fazê-lo. Todas as imagens deverão ser tratadas num programa de edição de imagem externo e só depois colocadas no documento. No caso de imagens que ocupem muito espaço em disco, mesmo que sejam recortadas ou reduzidas dentro do documento, o seu tamanho permanece inalterado, originando um ficheiro muito pesado. Este facto pode impedir, por exemplo, o envio por e-mail de documentos que apresentem essa caraterística.
Quando insere uma imagem deve sempre acrescentar uma descrição textual – o atributo textual alternativo. Caso as imagens inseridas não possuam o referido atributo, os dispositivos de auxílio, como por exemplo, leitores de ecrã ignoram a imagem, perdendo assim, os seus utilizadores, o acesso ao seu conteúdo.
Para preencher o atributo alt siga os seguintes passos:
Figura 5 - Separador Formatar, Grupo Estilos de Imagem
Figura 6 - Opção Texto Alternativo
Quanto à resolução das imagens, esta deve adequar-se à utilização que se pretende dar ao documento. A resolução é medida em pontos por polegada (ppp). Este parâmetro não pode ser definido no Word. Para o alterar deve utilizar um software de edição de imagem.
Em relação à resolução, recomenda-se o seguinte:
Ainda em relação ao texto alternativo e abordando agora um pouco o processo de redação e o que deve ser ponderado nesse processo, acrescentaríamos ainda algumas informações que poderão ser de utilidade. Perante uma imagem num documento Word ou PowerPoint, deveremos colocar a seguinte questão: a imagem é decorativa ou relevante para a compreensão do conteúdo?
Para o caso das imagens decorativas (menos frequentes em documentos Word e eventualmente mais usadas em PowerPoint) o texto alternativo deverá ser nulo. Para tal é comum, nacional e internacionalmente, usar-se a estratégia de alt="" (texto alternativo vazio). Assim, evita-se que tecnologias de apoio, como leitores de ecrã, reconheçam a sua existência. Por exemplo, se decidirmos usar um elemento decorativo no final de cada capítulo de um relatório extenso, o leitor de ecrã irá proceder repetidamente à leitura da descrição de um elemento que não é relevante para o conteúdo do documento, constituindo um ruído para a leitura.
Para o caso das imagens relevantes, deverá ter em conta o seguinte, antes de redigir o texto alternativo:
Para as situações descritas anteriormente o texto alternativo a incluir deverá remeter para o ponto do texto onde se encontra a descrição da imagem ou a informação relevante sobre o objetivo da mesma. Desta forma evita-se a repetição de informação e perda de tempo por parte do leitor.
No caso de gráficos, a informação alternativa equivalente deve ser composta por uma tabela que apresente os respetivos dados. Desta forma, o utilizador fica na posse de toda a informação expressa na imagem.
Só é possível inserir um índice de imagens no Word após ter colocado legendas nas imagens utilizadas no documento.
Para colocar legendas numa imagem deve seguir estes passos:
Figura 7 - Grupo Legenda, Separador Inserir Legenda
Para inserir um índice de imagens terá de seguir estes passos:
Figura 8 - Grupo Legendas, Separador Inserir Índice de Ilustrações
Figura 9 - Opções do separador Inserir Índice de Ilustrações
Vídeo 3 - Hiperligações
O texto da hiperligação deve ser claro quanto ao destino a que a mesma está ligada, devendo evitar-se a utilização do próprio endereço URL como texto da hiperligação. Deve ainda evitar-se o uso de texto não compreensível fora do contexto, como: “clique aqui”, “aqui” ou “ver mais”. Nota: não é necessário, no texto da descrição, o uso da expressão “link para”, dado que, em geral, os leitores de ecrã identificam a presença de hiperligações nos documentos. O texto da hiperligação deve ser informativo quanto ao conteúdo a que está ligado.
Para adicionar uma hiperligação ao seu documento, faça o seguinte:
Figura 10 - Grupo Ligações, opção Hiperligação
O Word permite efetuar hiperligações para outros pontos do documento. Para criar essas hiperligações é necessário efetuar previamente a definição desses pontos. Esses pontos são designados, no Word, por Marcadores.
Para adicionar uma hiperligação para um marcador, faça o seguinte:
Figura 11 - Escolha do marcador para efetuar a hiperligação
Para alterar o texto de uma hiperligação:
Figura 12 - Caixa Texto a Mostrar para alterar o texto da hiperligação
Um tooltip para uma hiperligação permite introduzir informação adicional ao texto que compõe a hiperligação. Esta informação adicional é vista quando se coloca o rato em cima da ligação – os leitores de ecrã acrescentam esta informação ao texto da hiperligação. Em páginas Web é usual a utilização desta técnica e geralmente este texto adicional é colocado no atributo title da própria hiperligação.
Para adicionar um tooltip à hiperligação, faça o seguinte:
Vídeo 4 - Tabelas
As tabelas são uma das formas mais simples e eficazes de apresentar (estruturar) dados, pelo que não devem ser usadas para outros fins como, por exemplo, formatar o aspeto visual de um documento. Ao criar uma tabela deve ser respeitada a ordem lógica de leitura, da esquerda para a direita, de cima para baixo. As linhas de cabeçalhos devem estar assinaladas como tal. Nos casos em que a tabela ocupe mais do que uma página, os cabeçalhos serão sempre repetidos para dar contexto.
Para formatar as linhas de cabeçalho deve seguir estes passos:
Figura 13 - Separador Propriedades da Tabela
Figura 14 - Várias opções do separador Propriedades da Tabela
As tabelas têm, usualmente, um título. O Word 2010 disponibiliza uma forma de afixar um título a uma tabela, por forma a que, qualquer tecnologia, incluindo as tecnologias de apoio, passem a ter capacidade para responder à pergunta "qual é o título desta tabela"?. A disponibilização de um sumário para os dados apresentados numa tabela é algo menos usual do que um título. Contudo, o sumário facilita a compreensão dos dados a alguns utilizadores, principalmente os que tenham mais dificuldade na leitura de informação apresentada de forma tabular. Para estes, um sumário dos dados, fornecendo o que de essencial se pode retirar da leitura da tabela ou uma explicação das variáveis apresentadas, pode facilitar a leitura e interpretação dos dados.
O Word 2010 permite colocar um título e um sumário (rotulado no word por descrição) da seguinte forma:
Figura 15 - Separador para inserção do título e da descrição do sumário da tabela
Nota importante: Este separador deve apenas ser preenchido caso a tabela seja de dados.
Vídeo 5 - Os formulários em Word e acessibilidade
O uso de formulários em documentos do Word coloca sempre problemas de acessibilidade aos utilizadores com deficiência da visão, sendo mais complexo o seu preenchimento e navegação quando comparado com os formulários em HTML.
Os erros no preenchimento bem como a possibilidade de, acidentalmente, alterar o restante conteúdo do documento, são mais frequentes neste formato de texto, quando comparados com uma interface Web.
A navegação nos formulários do Word está dependente da forma como foram estruturados, das características do leitor de ecrã e do domínio e conhecimentos do utilizador.
Mesmo num cenário otimista, o primeiro e o terceiro fatores constituem fortes condicionantes e se, relativamente à experiência do utilizador, não podemos fazer nada, o mesmo não poderá ser dito da estruturação destes formulários.
Com as instruções presentes neste documento, poderão ser criados formulários simples de manipular, tanto por utilizadores de leitores de ecrã como de ampliadores de ecrã.
Para a criação e configuração de formulários num documento do Word, é necessário recorrer ao separador Programador. Por defeito, este separador não está visível no friso, sendo preciso, antes de tudo, proceder à sua ativação.
Figura 16 - Apresentação do menu do Word com destaque para o separador Programador
Se este separador já se encontra visível, avance para o capítulo Criar um formulário. Se não:
Figura 17 - Opção Personalizar Friso
Figura 18 - Ativação da opção Programador
Vídeo 6 - Criar um formulário
Um formulário pode ter texto adicional que não esteja diretamente relacionado com a introdução de dados. Pode incluir instruções de preenchimento, títulos, informações, etc.
Se tiver uma grande quantidade de instruções de texto deverá considerar a criação de um formulário HTML, em vez de um formulário em Word.
Em alternativa, considere a possibilidade de colocar as instruções de preenchimento num documento separado, que será fornecido conjuntamente com o formulário.
Proceda da seguinte forma:
Figura 19 - Separador Programador, seleção Caixa de Texto
Figura 20 - Separador Programador, opção Propriedades
Figura 21 - As várias opções para alteração do aspeto da caixa de edição
Figura 22 - Opções para a inserção do texto de ajuda
Vídeo 7 - Caixas de marcação (checkbox) em formulários
Figura 23 - Passos para a criação de caixa de marcação
Figura 24 - Opções para mudança de aspeto da caixa de marcação
Figura 25 - Opções para adicionar texto de ajuda para caixa de marcação
Figura 26 - Opções para a criação da caixa de combinação
Figura 27 - Opções para alterar aspetos da caixa combinada
Vídeo 8 - Conversão PDF
A marcação dos diferentes elementos de texto adiciona uma camada de informação, chamada "semântica", a um documento PDF. A marcação semântica do texto identifica o tipo de objetos que compõem um documento, como por exemplo, cabeçalhos, parágrafos, imagens, tabelas, listas.
Ao guardar um documento Word em formato PDF, a marcação semântica dos diferentes objetos também é guardada. Desta forma, qualquer tecnologia, incluindo as tecnologias de apoio, consegue passar ao utilizador não só o texto, mas também o seu significado no documento. Por exemplo, um utilizador de um leitor de ecrã vai poder solicitar à sua tecnologia que navegue no documento saltando pelos cabeçalhos, ou que passe para o próximo parágrafo, ou que diga a que corresponde um determinado número que se encontra na célula de uma tabela de dados.
A não marcação do documento implica que o mesmo se apresente às tecnologias, nomeadamente tecnologias de apoio, como se de um texto não estruturado se tratasse. Deste modo, quem utiliza tecnologias de apoio fica limitado a uma leitura linear do documento, bem como deixa de ser possível utilizar um conjunto de funcionalidades, como por exemplo a construção automática de um índice do documento.
Assim, antes de gravar os ficheiros Word em PDF, deve obedecer à marcação dos diversos objetos de acordo com o exposto nos vários tópicos deste tutorial.
Após a criação de um documento Word, pode guardá-lo num ficheiro PDF preservando a sua marcação, da seguinte forma:
Figura 28 - Guardar documento Word como PDF
Figura 29 - Opções que devem estar marcadas ao guardar como PDF
O Microsoft Office 2010 inclui uma ferramenta para PowerPoint, Word e Excel designada Verificador de Acessibilidade, a qual permite verificar se o documento levanta problemas de acessibilidade a utilizadores com deficiência. Para mais informações, consulte o capítulo Verificação de Acessibilidade para o Office.
A acessibilidade ao conteúdo dos documentos digitais depende da implementação de determinados critérios. Para verificar a implementação desses mesmos critérios é frequente utilizar-se validadores automáticos. O Microsoft Office 2010 tem um Verificador de Acessibilidade que pode ser usado no Microsoft Word 2010, no Microsoft Excel 2010 e no Microsoft PowerPoint 2010. O validador identifica os problemas e fornece pistas de correção.
Execute o procedimento, sequencialmente, pela ordem que se segue:
Figura 34 - Separador Verificar Acessibilidade
Figura 35 - Separador com os resultados do verificador de acessibilidades
Consulte os resultados da inspeção na caixa do Verificador de Acessibilidade. Os resultados do validador são organizados em três categorias: Erro, Aviso e Dica.
O validador assinala um Erro no conteúdo quando o problema encontrado torna o acesso ao conteúdo, por parte de pessoas com incapacidades, muito difícil ou mesmo impossível. É muito importante que a ocorrência encontrada seja corrigida.
O validador assinala um Aviso no conteúdo quando o problema encontrado torna, por vezes, o acesso ao conteúdo, por parte de pessoas com incapacidades, difícil.
O validador assinala uma Dica para o conteúdo quando, apesar de o documento ser acessível a pessoas com incapacidades, pode ser melhorado, maximizando a experiência de utilização.