A acessibilidade ao conteúdo dos documentos digitais depende da implementação de determinados critérios. Para verificar a implementação desses mesmos critérios é frequente utilizar-se validadores automáticos. O Microsoft Office 2010 tem um Verificador de Acessibilidade que pode ser usado no Microsoft Word 2010, no Microsoft Excel 2010 e no Microsoft PowerPoint 2010. O validador identifica os problemas e fornece pistas de correção.
Execute o procedimento, sequencialmente, pela ordem que se segue:
Figura 34 - Separador Verificar Acessibilidade
Figura 35 - Separador com os resultados do verificador de acessibilidades
Consulte os resultados da inspeção na caixa do Verificador de Acessibilidade. Os resultados do validador são organizados em três categorias: Erro, Aviso e Dica.
O validador assinala um Erro no conteúdo quando o problema encontrado torna o acesso ao conteúdo, por parte de pessoas com incapacidades, muito difícil ou mesmo impossível. É muito importante que a ocorrência encontrada seja corrigida.
O validador assinala um Aviso no conteúdo quando o problema encontrado torna, por vezes, o acesso ao conteúdo, por parte de pessoas com incapacidades, difícil.
O validador assinala uma Dica para o conteúdo quando, apesar de o documento ser acessível a pessoas com incapacidades, pode ser melhorado, maximizando a experiência de utilização.