U.Porto com ligação 5 vezes mais rápida à RCTS
Rede de fibra óptica da FCCN pode agora ser acedida a 10Gbps
A Universidade do Porto é a primeira instituição de ensino superior portuguesa a beneficiar do facto de estar ligada aos 1.000 km de fibra óptica da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), a entidade que gere a Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS). A U.Porto passa, assim, a ter a ligação à Internet académica mundial aumentada em cinco vezes, de 2Gbps para 10Gbps.
A RCTS já dispõe de mais de 1.000 Km de cabo de fibra óptica própria, com um primeiro troço Lisboa-Braga de 400 Km concluído em 2005 e com 600 Km adicionais instalados em 2007 (Porto-Viana do Castelo-Valença) e 2008 (Lisboa-Setúbal-Évora-Portalegre- Fronteira do Caia), servindo mais de 80% das instituições investigação e de ensino superior públicas. Valores que colocam Portugal entre os países com melhor rede de fibra óptica dentro da União Europeia.
A RCTS é a primeira e mais avançada Rede de Nova Geração em funcionamento em Portugal, sendo há vários anos financiada pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior através da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, I.P. Esta rede de muito alto débito liga à Internet as instituições de Ensino Superior Público, Laboratórios do Estado e instituições de I&D, estando ainda integrada na rede europeia GÉANT desde 2002.
Sobre a RCTS, funcionam serviços avançados para a comunidade de investigação e ensino superior, também financiados pela UMIC com o apoio do POSC (Programa Operacional Sociedade do Conhecimento), tais como: VoIP, Video-Conferência, Biblioteca Científica Digital, Repositório Científico de Acesso Aberto, Plataforma de Conteúdos Multimédia Zappiens.