Logótipo SIGARRA U.Porto
Você está em: U. Porto > Notícias > Ana Catarina Rodrigues Correia ganha Prémio de Investigação para as Ciências Sociais e Humanas - Maria Cândida da Cunha 2016

Cerimónia de entrega do prémio: 3 de dezembro | 21h00 | Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria

A ex-estudante da FLUP, Ana Catarina Rodrigues Correia, acaba de ganhar o Prémio de Investigação para as Ciências Sociais e Humanas – Maria Cândida da Cunha 2016 pela sua dissertação de Mestrado em Sociologia com o título «O meu corpo é público? Representações do corpo em contexto de paralisia cerebral», orientada pela Prof.ª Doutora Alexandra Lopes e realizada durante o ano letivo 2015/2016.

As vivências da deficiência constituem-se como o eixo central da dissertação da Mestre Ana Catarina Correia, sendo abordadas e exploradas à luz de uma perspetiva fenomenológica e construtivista da análise das representações do corpo deficiente – e em particular do corpo portador de lesões (concretamente as manifestações visíveis) de paralisia cerebral – pelos próprios sujeitos.

A investigação desenvolvida coloca o foco nos sentidos, nas leituras e nas vivências da vida quotidiana do corpo deficiente, procurando problematizar os modos como se constrói a identidade do seu sujeito. Este trabalho representa um contributo de grande envergadura para um ramo do conhecimento sociológico que permanece pouco desenvolvido e que coloca no centro do debate a complexidade dos processos de exclusão e estigmatização que marcam os cidadãos portadores de deficiências.

O prémio será entregue durante a VII Gala da Inclusão que irá ter lugar no próximo dia 3 de dezembro, pelas 21h00, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, pelas mãos da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

Copyright 1996-2019 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-01-23 às 18:32:01