Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english Ajuda Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Notícias > Exposição "Depósito: anotações sobre densidade e conhecimento"

Exposição "Depósito: anotações sobre densidade e conhecimento"

27 de Janeiro, 18h00, Edifício da Reitoria da UPorto

Exposição comissariada por Paulo Cunha e Silva reúne mais de 570 peças dos museus e faculdades da Universidade do Porto.

A Universidade do Porto vai levar os seus museus até ao coração da cidade. Paulo Cunha e Silva, primeiro director do Instituto das Artes, programador da Porto 2001 para as áreas do Pensamento, Ciência, Literatura e Projectos Transversais e professor da Universidade do Porto, foi convidado a revolver os depósitos dos vários núcleos museológicos da academia para, numa inédita exposição, revelar os tesouros escondidos nos espólios da universidade.

Construindo uma narrativa em torno da História da Natureza e da História do Conhecimento (afinal, as duas histórias que a universidade conta e configura), a exposição "Depósito - Anotações sobre Densidade e Conhecimento" vai desvendar à cidade mais de 570 peças dos diferentes núcleos museológicos da U.Porto - das Ciências Naturais à Engenharia, passando pela Medicina, as Belas Artes ou o Desporto.

Minerais, fósseis vegetais e animais, colecções de insectos e invertebrados, primatas e crocodilos embalsamados, peças anatómicas humanas, instrumentos de pedra lascada, armas de bronze, múmias egípcias, instrumentos cirúrgicos históricos, frascos farmacêuticos, máquinas a vapor, modelos cinemáticos, instrumentos de electrotecnia, maquetas de pontes e edifícios, esculturas, pinturas, vídeo e as últimas teses de doutoramento defendidas na universidade são apenas algumas das peças que fazem parte desta exposição comissariada por Paulo Cunha e Silva.

Uma monumental estante de 7 metros de altura por 12,5 de largura colocada no átrio do edifício histórico da Reitoria da Universidade do Porto virado para o Jardim da Cordoaria vai acolher todas estas peças, construindo a evolução das duas histórias evocadas pela mostra: dos minerais e rochas ao encéfalo humano (Natureza), dos instrumentos de pedra lascada à obra de arte (Conhecimento).

Na entrada principal do edifício, no átrio oposto, aquele que se encontra virado para a Praça Gomes Teixeira (vulgo "Praça dos Leões"), uma "selva do conhecimento" composta por alguns das mais volumosas peças de cada núcleo museológico da universidade - um esqueleto de gorila, um esqueleto humano, um crocodilo embalsamado, maquetes de arquitectura e de engenharia de pontes ou uma tela de Ângelo de Sousa - vão dar as boas vindas a todos os visitantes da Reitoria da U.Porto durante o tempo da exposição.

Mas como o futuro, e não o passado, é a matéria-prima por excelência de uma universidade, 14 artistas contemporâneos, convidados a trabalhar o tema do depósito, da colecção e do conhecimento científico, vão interpretar as peças do espólio da U.Porto, recriando-as e expandindo-as para a contemporaneidade.

Entre as artes visuais e a performance, as peças que André Cepeda, Eduardo Matos, João Leonardo, Mafalda Santos, Manuel Santos Maia, Marta de Menezes, Miguel Flor, Miguel Palma + António Caramelo, Nuno Ramalho, Pedro Tudela, Renato Ferrão, Rita Castro Neves e Tiago Guedes criaram especificamente para esta mostra ficarão expostas junto da monumental estante que vai acolher as peças dos depósitos da universidade, criando assim um diálogo permanente entre passado e presente.

Desta forma se ultrapassa o paradoxo que é, à partida, a relação de um museu com uma universidade - lugar de inovação, com vocação para produzir futuro, e não espaço de repetição. Um paradoxo que servirá de base à reflexão sobre o presente dos depósitos e o futuro desse museu de museus que é o projecto de unificação das colecções da Universidade do Porto.

Com inauguração agendada para as 18 horas do dia 27 de Janeiro (sábado), a exposição "Depósito - Anotações sobre Densidade e Conhecimento" estará patente no edifício da Reitoria da Universidade do Porto até 30 de Junho.


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-01-23 às 18:38:09