Logótipo SIGARRA U.Porto
Você está em: U. Porto > Notícias > Universidade e Cidade juntas na dinamização da leitura

Universidade e Cidade juntas na dinamização da leitura

Projeto prolonga-se até dezembro de 2013

Durante mais de um ano, cidade e universidade unem-se em torno da discussão sobre a "arte de ser livro" e sobre os livros da nossa vida. Resultado de um protocolo de cooperação entre a U.Porto e a Câmara Municipal do Porto, assinado na passado dia 24 de outubro, o projeto Livres como Livros pretende dinamizar as práticas de leitura na sociedade, convidando personalidades da Universidade e da cidade a darem os seus testemunhos enquanto leitores.

Comissariada pelas docentes da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) Isabel Morujão e Maria Luísa Malato, e pela responsável pela Biblioteca Central da FLUP, Isabel Pereira Leite, esta parceria decorre até dezembro de 2013 e é constituída por dois programas que vão decorrer em paralelo no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Com arranque marcado para o dia 30 de outubro, o programa Livros da Minha Vida é constituído por 15 sessões, em que convidados partilham os seus pensamentos sobre os livros que mais os marcaram. Todas as sessões têm lugar às terças-feiras, com início às 21h15.

O segundo programa, A Arte de Sermos Livros, inclui 14 sessões abertas, sobre os ofícios ligados ao livro e à leitura. Desde o "ofício de escrever livros" ao "ofício de restaurar livros", este subprograma convida duas ou três personalidades por sessão, para partilhar as suas experiências com a comunidade de leitores. As sessões deste programa decorrem aos sábados, às 18 horas.

Todas as iniciativas de "Livres como Livros" são de acesso livre e gratuito, embora exijam inscrição prévia através do e-mail bib.agarrett@cm-porto.pt.

"OS LIVROS DA MINHA VIDA"

30 de outubro de 2012
Luís Portela: "Mensagem", de Fernando Pessoa e "O Livro do Caminho Perfeito", de Lao Tsé
Jaime Milheiro : "Crime e Castigo", de Fiodor Dostoievsk e "Moradas", de de Santa Teresa de Ávila