Logótipo SIGARRA U.Porto
Você está em: U. Porto > Notícias > Aníbal Cunha é a Figura Eminente da U.Porto 2012

Aníbal Cunha é a Figura Eminente da U.Porto 2012

Homenagem tem início a 28 de junho de 2012

No seguimento dos eventos evocativos de personalidades eméritas da instituição realizados ao longo da última década, a Universidade do Porto prepara-se para homenagear, a partir de junho de 2012, uma figura ímpar na história da instituição e do ensino da Farmácia em Portugal: o farmacêutico e histórico professor da Faculdade de Farmácia (FFUP), Aníbal Cunha, Figura Eminente da U.Porto 2012. Nome maior no processo de afirmação da FFUP enquanto escola de referência no ensino farmacêutico em Portugal, Aníbal Cunha (1868 - 1931) começou por se notabilizar como estudante, professor e investigador da Escola de Farmácia do Porto, Instituição fundadora da FFUP, então anexa à Escola Médico-Cirúrgica. Em 1911, ano da fundação da U.Porto, torna-se 1º assistente da escola (agora integrada na Faculdade de Medicina), onde acabaria por ter um papel importante na autonomização do ensino da Farmácia em 1915, que culminou com a transformação da Escola em Faculdade, em 1921. Enquanto diretor da FFUP e vice-reitor da U.Porto, Aníbal Cunha desempenhou ainda um papel decisivo na construção do edifício que acolheu a faculdade durante 94 anos (1918-2012), papel que Câmara Municipal do Porto reconheceu ao dar o nome do docente à rua onde se encontra o edifício. É este o legado que a U.Porto vai reviver a partir de 28 de Junho numa homenagem que tem como ponto alto a exposição sobre "a Farmácia ao longo dos séculos". Comissariada por Carlos Afonso professor da FFUP, esta mostra, que revisitará a vida e a obra de Aníbal Cunha e a história do ensino farmacêutico em Portugal, vai estar patente no átrio de Química da Reitoria até 13 de dezembro. Paralelamente à exposição, vai decorrer um conjunto de conferências sobre temáticas diversas, como a História do Porto e de Portugal no tempo de Aníbal Cunha e a importância das Ciências Farmacêuticas para o avanço técnico e científico atuais, o impacto do ensino das Ciências Farmacêuticas e a relevância e indispensabilidade dos farmacêuticos na sociedade atual. A homenagem completa-se com várias iniciativas levadas a cabo pelos estudantes da U.Porto, que, para Carlos Afonso, "contribuirão para que a cidade do Porto e os portuenses se associem neste justo tributo da Universidade". Mais informações em http://noticias.up.pt/.
Copyright 1996-2022 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-11-28 às 08:36:24 Denúncias