Saltar para:

SAED - Serviço de Apoio ao Estudante com Deficiência

Menu Principal

Opções

Palestra - Diferentes cenários linguísticos e seus reflexos na educação de surdos

5 de novembro - 17h30 - Auditório 1

No dia 5 de novembro, às 17h30, no Auditório 1, realiza-se a Palestra "Diferentes cenários linguísticos e seus reflexos na educação de surdos", com a presença da Professora Doutora Celeste Azulay Kelman, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

A ação abordará os desafios do ensino da língua portuguesa para surdos que têm diferentes “qualidades” de surdez, como graus e época em que a surdez surgiu. Dessa forma, como ensinar o português como uma 2ª língua para eles, já que estão presentes diferentes cenários linguísticos? A maioria tem como primeira língua a língua de sinais, mas não se pode negar a frequência cada vez maior de cirurgias de implante coclear, escolhidas por seus pais. As dificuldades referem-se à escrita e leitura com compreensão textual.

A palestrante narrará a experiência e os resultados obtidos com meninos surdos com e sem implante coclear, com e sem proficiência em língua de sinais brasileira – LIBRAS.

O evento é organizado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Serviço de Pós-Graduações em Ciências da Educação, Mestrado em Ciências da Educação, Domínio de especialização em Surdez, Bilinguismo e Língua Gestual.


Celeste Azulay Kelman é psicóloga com Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutoramento em Psicologia pela Universidade de Brasília. É professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena a Linha de Pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Criou e coordena desde 2011 o Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Surdez – GEPeSS, do Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq, tendo orientado mais de 20 teses e dissertações. Pertence ao corpo editorial de periódicos brasileiros e um internacional. Pesquisa e publica artigos no Brasil e nos Estados Unidos sobre temas como bilinguismo, implante coclear e atendimento educacional especializado na Educação de Surdos.

A entrada é livre.

Tradução em Língua Gestual Portuguesa.
Certificado de participação.

Destinatários:
Pessoas surdas e ouvintes interessadas na temática, designadamente Estudantes de Mestrado, Doutoramento e Pós-Doc, Docentes e Investigadores, Professores e Educadores dos diversos níveis de ensino, Intérpretes de LGP, Terapeutas da Fala, Pais e Comunidade Surda em geral.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-12-15 às 14:30:07