Logótipo SIGARRA U.Porto
Você está em: U. Porto > Notícias > Reitoria da U.Porto acolhe "Diálogos com a Ciência"

Reitoria da U.Porto acolhe "Diálogos com a Ciência"

De 8 de Outubro de 2009 a 18 de Maio de 2010.

O que poderá resultar da conversa entre um bispo e um cientista? A resposta dá-se no próximo dia 8 de Outubro. Religião e Ciência é o primeiro de um ciclo de conferências, intitulado "Diálogos com a Ciência", organizado pela Reitoria da U.Porto e que se vai prolongar até 18 de Março do próximo ano. "A criação de dialogos entre vários campos do saber" é o principal objectivo apontado por Vicente Ferreira da Silva, o comissário do ciclo. Por outro lado, procura-se estreitar os laços entre a sociedade e a universidade.

No dia 12 de Novembro, a Ciência serve-se entremeada com a Poesia. Convidados? As escritoras Maria Azenha e Teresa Tudela vão estar à conversa com o poeta e escritor valter hugo mãe. O tema volta a estar em cima da mesa no dia 11 de Fevereiro. Gabriela Rocha Martins vai estar, desta vez, com o Prémio de Poesia Pablo Neruda e da Associação Portuguesa de Escritores, entre muitos outros, Nuno Júdice, com a escritora Alice Macedo Campos e com o docente, investigador e escritor Vitor Oliveira Jorge. Anibal Cavaco Silva e José Manuel Durão Barroso são os dois nomes que encerram os "Diálogos com a Ciência". O cíclo de conferências termina com um "frente-a-frente" entre o Presidente da República e o Presidente da Comissão Europeia a cruzarem Ciência com Política. Este é, assim, o último tema a ser entrelaçado com Ciência.

Até 18 de Maio, ou seja, durante cerca de meio ano, e com a ajuda de mais de três dezenas de individualidades, com a Ciência vão fundir-se muitos outros campos do conhecimento como o humanismo, o esoterismo, a cidadania, a ética e a arte. Os encontros acontecem no edifício da Reitoria, sempre às nove e meia da noite, à excepção do encontro do dia 18 de Maio que irá decorrer às 11 da manhã.

RELIGIÃO E CIÊNCIA

Gabriela Rocha Martins, Alice Macedo Campos, Nuno Júdice e Vitor Oliveira Jorge

CIÊNCIA E ÉTICA
25 Fevereiro 2010 - 21:30
Alexandre Quintanilha, Palmira F. Silva, Mª Beatriz Porto e Vasco Pinto Magalhães s.j.

RELIGIÃO E CIÊNCIA (II)
11 Março de 2010 - 21:30
José Augusto Mourão, Sheik David Munir, Celeste Natário e Paulo Borges.

CIÊNCIA E POLÍTICA: Portugal e a Europa nos contextos globais
18 de Março 2010 - 11:00
Aníbal Cavaco Silva e José Manuel Durão Barroso
Sessão de Encerramento