Logótipo SIGARRA U.Porto
Você está em: U. Porto > Notícias > "Imagens para a Dignidade" na Reitoria da U.Porto

"Imagens para a Dignidade" na Reitoria da U.Porto

Exposição inédita em Portugal é inaugurada a 11 de Março

Um rapaz hondurenho rodeado de um cenário de destruição provocado pelo Furacão Mitch. Duas crianças subjugadas a caminho de uma prisão em Dongri. Um menino de rua em Bombaim. Em comum, as três imagens comportam cenários capazes de pintar de drama a primeira página de um qualquer jornal, mas também "evidenciam a dignidade do Ser Humano". É dessa dicotomia que se compõe "Imagens para a Dignidade", título da exposição fotográfica que vai estar patente, a partir do dia 11 de Março, no Átrio de Química da Reitoria da Universidade do Porto (ao Jardim da Cordoaria).

Organizada pelos "Fotógragos por um Mundo sem Guerra", esta mostra itinerante propõe uma "viagem" pela dignidade humana a partir da objectiva de 39 fotógrafos de todo o mundo. Em cada uma das 102 imagens que compõem a exposição, retratam-se situações "que nos propõem olhar de frente outros povos, culturas e realidades sociais, vividas por indivíduos e comunidades", começa por revelar Miguel Angel Invarato, comissário da exposição.

Da Índia à Mauritânia, passando pelo Brasil, Ruanda e Tailândia, a exposição retrata realidades captadas nos cinco continentes ao longo de diferentes épocas. Às diversas imagens estão associadas notas explicativas assinadas por 25 Instituições ou Organizações Não-Governamentais, como a UNESCO e os Médicos Sem Fronteiras.

Apresentada pela primeira vez em Madrid, em 1999, as "Imagens para a Dignidade" já foram vistas por mais de 85 mil pessoas em cerca de 40 universidades e outras instituições espanholas. Esta é por isso a primeira oportunidade de visitar a exposição em solo português.

A inauguração da mostra está marcada para as 18h30 de quinta-feira, e contará com a presença de Miguel Angel Invarato. Depois disso, as "Imagens para a Dignidade" podem ser apreciadas até 17 de Abril, de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas, e ao sábado, das 11 às 18 horas.

A entrada é livre.

Foto: Javier Teniente, Paraiso, Honduras.

(Informação publicada em noticias.up.pt)
Copyright 1996-2017 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-07-24 às 09:48:38