Logótipo SIGARRA U.Porto
Você está em: U. Porto > Notícias > A Última Aula de Alexandre Alves Costa

A Última Aula de Alexandre Alves Costa

21 de Janeiro | Faculdade de Arquitectura | Entrada livre

Alexandre Alves Costa, Professor Catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e figura incontornável na formação de várias gerações de arquitectos portugueses, vai proferir, no próximo dia 21 de Janeiro, pelas 17h30, a sua última aula enquanto docente da FAUP.

Aos 70 anos, Alexandre Alves Costa prepara-se assim para assinalar, de forma simbólica, o fim de uma ligação de mais de quatro décadas ao ensino da Arquitectura em Portugal. Com um longo percurso pedagógico nas áreas de Projecto e História da Arquitectura Portuguesa, foi membro das comissões instaladoras dos cursos de Arquitectura da FAUP (1979) e das universidades de Coimbra (1988) e do Minho (1997).

Foi, contudo, na "Escola do Porto", que Alves Costa deixou a sua marca mais visível. Diplomado pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto (1966), antecessora da FAUP, é docente da instituição desde 1972. Na FAUP, desempenhou vários cargos directivos e dirigiu o 1º Programa de Doutoramento em Arquitectura.

Autor de uma vasta bibliografia, Alexandre Alves Costa assinou várias obras de relevo. Do seu percurso como arquitecto destacam-se a recuperação da Aldeia de Idanha-a-Velha, a requalificação de várias zonas da Baixa Portuense, a remodelação do Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, ou a valorização do Convento de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra (Prémio Diogo de Castilho 2009). Em Julho de 2009, foi distinguido, juntamente com Sérgio Fernandez, com o Prémio da Associação Internacional dos Críticos de Arte / Ministério da Cultura.

A última aula de Alexandre Alves Costa tem lugar no Auditório Fernando Távora da FAUP (Via Panorâmica, à Arrábida) e tem como mote "Nós somos da Póvoa do Varzim". A entrada é livre.
Copyright 1996-2019 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-02-19 às 17:54:11