Logótipo SIGARRA U.Porto
Você está em: U. Porto > Notícias > A obra-prima de Giotto na Universidade do Porto

A obra-prima de Giotto na Universidade do Porto

26 de Fevereiro a 7 de Maio

Frescos de Giotto em exposição da Reitoria da U.Porto

Tem a forma exacta da Capela. No interior, um conjunto de fotografias reproduz os frescos, acompanhados de painéis didácticos e informativos que permitem mais facilmente reconhecer aquela que é das mais importantes obras-primas da arte ocidental: os frescos de Giotto na Capela de Scrovegni, em Pádua.

Construída em madeira e aço, o que se apresenta, no átrio de Química da Reitoria da Universidade do Porto, é uma réplica, à escala de 1 por 4, desta pequena igreja (21,5 metros de comprimento por 8,5 m de largura e 12,8 m de altura) mandada construir pelo banqueiro Enrico degli Scrovegni, em 1303, e consagrada à Virgem da Anunciação em 1305.

O interior expõe uma reprodução dos frescos de Giotto, tal como foram pintados nas paredes e no tecto da Capela de Scrovegni: ilustrações de grande realismo e expressividade que retratam cenas da vida de Cristo e da Virgem Maria.

Idealizada em 1987, para as celebrações dos 650 anos da morte de Giotto, que se comemoraram em Itália em 1988, esta exposição itinerante já esteve patente em cidades como Bruxelas, Weimar, Taipei, Córdova, Moscovo, São Petersburgo, Oslo, Amesterdão, Buenos Aires, Lima e Montreal.

Esta obra-prima de Giotto, considerado o grande renovador da pintura italiana, chega agora ao Porto, numa iniciativa da Universidade do Porto em colaboração com o Turismo de Pádua e o Consulado de Itália no Porto.

A exposição, patente de 26 de Fevereiro a 7 de Maio de 2009, pode ser visitada de segunda a Sábado, das 10h00 às 20h00. A entrada é livre.
Copyright 1996-2017 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-07-24 às 09:49:13