Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Orfeão, Tunas, Grupos de Fado, Grupos Corais

Orfeão Universitário do Porto, Tunas Universitárias, Grupos de Fado, Grupos Corais

O Orfeão Universitário do Porto (OUP) é o mais antigo núcleo de estudantes da Universidade, datando de 1912.

Cerca de 200 estudantes participam actualmente nos diversos grupos musicais do Orfeão, entre os quais se contam um Grupo de Fados, vários grupos de dança e de folclore, a Tuna Feminina do Orfeão e a popular Tuna Universitária do Porto (que nasceu em 1922, com o nome de Tuna Académica).

A sonoridade ibérica das baladas das tunas académicas tem grande popularidade entre os estudantes, que assistem regularmente aos diversos festivais internacionais de tunas que se realizam ao longo do ano. Entre estes, destaca-se o Festival Internacional de Tunas Universitárias (FITU), organizado pelo Orfeão Universitário, e no qual participam, para além das diferentes tunas da Universidade, várias tunas espanholas e de outras Universidades portuguesas.

Em 1937, e também ligado ao Orfeão, surgiu o primeiro grupo coral misto, havendo hoje diversos coros na Universidade. Em meados do século XIX tornava-se cada vez mais popular uma forma musical de origem um pouco obscura, que era cantada primeiro nas tabernas de Lisboa, depois nos salões aristocráticos um pouco por todo o país, a que se passou a designar “Fado”.

Este género musical foi, também, aproveitado pelos estudantes de Coimbra e do Porto para as suas serenatas nocturnas. É esta a origem dos Grupos de Fado existentes na Universidade.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2009-02-23 Página gerada em: 2022-11-26 às 19:44:05 Denúncias