Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Recursos e Serviços > Alojamento na U.Porto

Recursos e Serviços

Alojamento

Estudantes Estrangeiros

A Cooperação Internacional da U.Porto procura dar assistência a todos os estudantes estrangeiros que venham efectuar um período de estudos na U.Porto na procura de alojamento.

Existem essencialmente quatro tipos de soluções para alojamento:

  • em residência universitária;
  • em apartamento (divisão de apartamento com outros estudantes);
  • quarto em “casa de família”
  • alojamento temporário (pousada da juventude, hostels).

Os SASUP – Serviços de Acção Social da Universidade do Porto concedem vagas de alojamento em Residência Universitária aos estudantes de mobilidade em 6 das Residências Universitárias existentes. A Cooperação Internacional gere essas vagas sendo, no entanto, em número insuficiente face às necessidades decorrentes do incremento da mobilidade.

Em resposta às solicitações dos estudantes a Cooperação Internacional desenvolve, complementarmente, esforços no sentido de disponibilizar contactos de alojamento no sector privado, na cidade. Para o efeito, faz a manutenção de uma base de dados actualizada com contactos de apartamentos, casas e quartos, que disponibiliza a todos os estudantes que o solicitam e aos estudantes que tendo pedido alojamento universitário, não o obtenham. Assim, através desta listagem, os estudantes poderão estabelecer contactos directos com as várias ofertas de alojamento existentes e, deste modo, seleccionar a opção que considerem mais adequada.

Alojamento em Residência Universitária

Todos os anos existe um número de vagas em residência universitária destinado a estudantes de mobilidade, mas a Cooperação Internacional não garante o alojamento nestas condições, pois o número de vagas é limitado e insuficiente para satisfazer todos os pedidos.

No caso de ter sido alojado numa residência universitária, o estudante poderá, se assim tiver sido acordado, dirigir-se directamente àquela, mas é sempre indispensável deslocar-se à sede dos Serviços de Acção Social da Universidade do Porto (SASUP), Rua dos Bragas, 151, 4050-123 Porto, das 9h15 às 12h00 e das 13h00 às 16h15 para efectuar o registo de entrada no alojamento e de comunicação da estadia exigida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Caso a sua chegada coincida com um fim-de-semana ou feriado, deverá comparecer nos referidos serviços durante a manhã do primeiro dia útil subsequente. Nessa altura, o estudante deverá pagar uma caução correspondente ao valor de uma mensalidade, quantia que será devolvida no final da sua estadia, excepto se houver motivos para agir em contrário (dívidas ou danos materiais). O alojamento em residência universitária dos estudantes de mobilidade é subsidiado, sendo a mensalidade por pessoa no ano académico 2012/2013 de 135 EUR para estudantes de Licenciatura e de 190 EUR para estudantes de Pós-Licenciatura. Neste preço está incluída a limpeza do quarto e a roupa de cama (que os estudantes não precisam de trazer).

Para assegurar um processamento o mais adequado possível do pedido dos estudantes, o Formulário de Candidatura com o pedido de alojamento deverá ser enviado com a maior brevidade, de preferência até ao final de Maio. Quaisquer indicações relativamente a situações especiais (animais de estimação, dificuldades físicas, acompanhamento pela família, etc.) deverão ser fornecidas nesta altura. O procedimento na U.Porto para atribuição de alojamento universitário considera os pedidos de alojamento sempre após a obtenção da confirmação, pela Faculdade, de que a Candidatura/Contrato de Estudos proposto pelo estudante foi aceite.

Apesar de a Universidade dispor de diversas residências universitárias, apenas as seguintes albergam estudantes estrangeiros de intercâmbio:

  • Campo Alegre – Rua do Campo Alegre, 1395 – Tel.: +351 22 600 60 19
  • Paranhos – Rua Dr. Manuel Pereira da Silva – Tel.: +351 22 509 45 53
  • Bandeirinha – Rua da Bandeirinha, 66 – Tel.: +351 22 600 66 66
  • Alberto Amaral – Rua de D. Pedro V, 223 – Tel.: +351 22 600 45 56
  • Campo Alegre – Pólo III – estudantes de pós-graduação (à Faculdade de Ciências) – Rua do Campo Alegre
  • José Novais Barbosa – Rua da Pena, s/n - Tel.: + 351 22 609 80 14

Será enviada a todos os estudantes que pediram alojamento em residência universitária informação relativamente à situação do seu pedido. Os pedidos serão satisfeitos por ordem de chegada, após aceitação dos candidatos pela Faculdade, pelo que, quanto mais cedo for enviada a candidatura e o pedido, mais hipóteses há de alojamento em residência universitária. Os estudantes alojados em residência universitária deverão informar a Cooperação internacional relativamente à data e hora da sua chegada.

Alojamento em “Casa de Família”

A solução de recorrer ao alojamento em “casa de família” já não é muito comum entre os estudantes: apesar de ser, muitas vezes, mais económica do que dividir um apartamento com outros estudantes, tem a desvantagem de, em certos casos, haver limitações em termos de acesso a áreas comuns da casa ou à utilização da cozinha, para além de possíveis restrições horárias e menor privacidade.

Alojamento em Apartamento

A tendência é para alugar um apartamento e partilhá-lo com outros estudantes – uma solução geralmente mais cómoda, pois permite aos alunos usufruir de uma maior liberdade e flexibilidade, sobretudo em termos de horários.

Uma possibilidade é os estudantes ficarem alojados durante os primeiros dias na Pousada da Juventude ou num hotel e procurarem eles próprios a solução de alojamento que mais lhes convém – é bastante comum encontrar-se casas para alugar um pouco por toda a cidade, e os preços variam conforme a localização ou as condições oferecidas. No Porto, a Pousada da Juventude encontra-se localizada na Rua Paulo da Gama, 551 – 4169-006. As reservas poderão ser feitas por telefone (+351 22 617 72 57) ou e-mail.

Na reserva em “casas de família” ou em apartamentos, é prática corrente os proprietários exigirem 2 meses de renda antecipada ou procederem ao aluguer apenas na presença do estudante, pelo que o estudante poderá fazer uma pré-reserva recorrendo à informação de alojamento (lista de alojamento privado) enviada pela Cooperação internacional. Os estudantes que reservaram alojamento em apartamento ou casa de família deverão contactar o senhorio antes de chegar, de forma a confirmarem a reserva e acordarem a entrega das chaves.

Estudantes nacionais

Para os estudantes que procuram alojamento na cidade do Porto existem, essencialmente, dois tipos de soluções:

  • Alojamento em Residência Universitária
  • Alojamento em apartamento.

Alojamento em Residência Universitária

Os Serviços de Acção Social da Universidade do Porto facultam, nos três pólos da U.Porto, nove residências universitárias com capacidade para 1216 estudantes.
As residências destinam-se a estudantes que frequentam uma licenciatura e que, pelas suas condições sócio-económicas, pela distância ou dificuldade de transporte, não possam residir com o agregado familiar e necessitem de apoio ao nível do alojamento para que possam prosseguir os seus estudos.
O alojamento é atribuído prioritariamente aos estudantes bolseiros.

Para obter mais informações sobre as residências universitárias, visite o sítio web dos Serviços de Acção Social da Universidade do Porto.

Alojamento em Apartamento

Na maior parte dos casos, alugar um apartamento e partilhá-lo com outros estudantes é uma solução geralmente mais cómoda, pois permite usufruir de uma maior liberdade e flexibilidade, sobretudo em termos de horários. É bastante comum encontrar-se casas para alugar um pouco por toda a cidade, e os preços variam conforme a localização ou as condições oferecidas.

Na reserva em "casas de família" ou em apartamentos, é prática corrente os proprietários exigirem 2 meses de renda antecipada ou procederem ao aluguer apenas na presença do estudante. Os estudantes que reservem alojamento em apartamento ou casa de família deverão contactar o senhorio antes de chegar, de forma a confirmarem a reserva e acordarem a entrega das chaves.

Pessoal

As casas e os apartamentos para arrendar podem ser encontrados em anúncios de jornais ou através de agências imobiliárias. Os contratos de arrendamento têm, geralmente, uma duração mínima de 6 meses. É comum a solicitação do pagamento antecipado de 2 meses de renda, sendo esses o primeiro e o último mês da renda.

Nas cidades, as rendas são muito mais onerosas.

A maioria das casas e apartamentos não estão mobilados, mas dispõem, geralmente, de armários e do equipamento de cozinha. A menos que seja uma construção recente, é raro encontrar casas com aquecimento em Portugal.

Nas principais cidades também é possível encontrar quartos mobilados para alugar. Normalmente as despesas de água, gás, telefone e electricidade não estão incluídas no preço da renda de casas e apartamentos.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2014-03-20 Página gerada em: 2017-09-25 às 19:47:02