De entre os desafios que hoje se colocam às instituições de ensino superior, o do conhecimento dos percursos profissionais e do emprego dos diplomados ocupa um lugar de grande relevo, sobretudo pelas suas fortes implicações de ordem académica, social, económica e cultural.
Além disso, a importância da disponibilização dos indicadores de empregabilidade e de indicadores relativos ao grau de satisfação com a formação académica é especialmente relevante enquanto instrumento para a definição de políticas de melhoria da qualidade e para a afirmação e competitividade internacional dos ciclos de estudos e qualificações asseguradas pela Universidade do Porto.
Neste sentido, o Observatório do Emprego da U.Porto, baseado em inquéritos aos seus diplomados, pretende contribuir para um melhor conhecimento dos processos de transição para o trabalho, do peso e influência das formações não só na vida dos seus diplomados, mas também na sociedade, na economia e na cultura do país, devendo servir como mais um instrumento para a definição de linhas estratégicas de desenvolvimento e da qualidade da formação que ministra nos diversos ciclos de estudos. Os inquéritos são aplicados anualmente.
Na opção lateral direita Documentos desta página pode ser consultado o relatório do inquérito aos diplomados de 2016/17 realizado em 2019/20, bem como relatórios de natureza semelhante realizados anteriormente.
Existiu um Conselho Consultivo, órgão que corporizou durante vários anos o Observatório do Emprego e da Trajetória dos Diplomados da Universidade do Porto, tendo concluído entretanto as suas funções.
Atualmente, este Conselho Consultivo deu lugar a uma Comissão de Aconselhamento constituída por representantes das várias UO da U.Porto.