Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Apresentação da Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva

  Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva

Fotografia da Cúpula Fotografia da Sede do Instituto Fotografia da Casa-Atelier

Apresentação

A Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva (FIMS) resulta da transformação do Instituto Arquitecto José Marques da Silva (IMS) em Fundação de direito privado, instituída pela Universidade do Porto em 2008. O IMS foi criado em 1994 com o objectivo de preservar e divulgar a obra e o legado do arquitecto José Marques da Silva (1869-1947) e de criar um Museu de Arquitectura.

Pertencente à Universidade do Porto, o IMS acolhe e disponibiliza a consulta do espólio deste prestigiado arquitecto portuense, bem como o dos seus descendentes, Maria José Marques da Silva (1914-1996) e David Moreira da Silva (1909-2002), também arquitectos. O acervo engloba um vasto fundo documental, com destaque para os desenhos de projecto, maquetas, cadernos e correspondência, livros, revistas e catálogos técnicos internacionais, postais, fotografias e uma interessante colecção de pintura.

O Instituto tem vindo a promover a classificação, preservação, conservação e valorização de todo o património artístico e arquitectónico de Marques da Silva, da sua filha a Arqª Maria José Marques da Silva e do seu genro Arqº David Moreira da Silva.

Consciente do contributo que pode prestar para o estudo da arquitectura e da cidade, de uma época e da sua cultura, o IMS apoia projectos de investigação, promove e participa na realização de exposições e conferências, coordena uma linha editorial e atribui um prémio bienal ao melhor estudante de arquitectura diplomado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2009-08-12 Página gerada em: 2017-06-26 às 19:50:24