Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Antigos Estudantes Ilustres U.Porto: Victor Palla

Memória U.Porto

Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto

Victor Palla

Fotografia de Victor Palla Victor Palla
1922-2006
Arquiteto, fotógrafo, pintor e gráfico



Victor Manuel Palla e Carmo nasceu em Lisboa em 1922. Era filho de um caracterizador de Teatro e fotógrafo amador.

Na capital, começou a estudar Arquitetura (1939), curso que veio a terminar no Porto, em 1948. Durante a sua estada na cidade Invicta dirigiu a "Galeria Portugália" (1944) e integrou as Exposições dos Independentes (1943-1950) com Fernando Lanhas e Júlio Pomar, entre outros.

De regresso à capital, associou-se às Exposições Gerais de Artes Plásticas, entre 1947 e 1955, e à renovação da Arquitetura nacional, ao aderir ao Estilo Internacional, em concreto à arquitetura brasileira.

Snack-bar Cunha, PortoPublicou artigos teóricos e de divulgação em revistas como a "Arquitectura", que começou a dirigir em 1952, e riscou obras arquitetónicas inovadoras em parceria com Joaquim Bento d' Almeida, arquiteto com quem partilhou um atelier durante 25 anos.

Deste gabinete conjunto saíram modernos espaços comerciais, cafés, em particular, mas também os primeiros snack-bares de Portugal (Terminus, Pic-Nic, "Noite e Dia" e Galeto, em Lisboa, e o "Cunha", no Porto).

Escola Primária n.º 175, LisboaPalla riscou muitos outros projetos de grande dinamismo espacial e material, recetivos às inovações nas áreas do mobiliário e da iluminação, e adaptados à vida moderna. Entre eles contam-se fábricas, a Escola do Vale Escuro (1953) e a Escola n.º 175 de Lisboa, nos Olivais Norte, e a aldeia das Açoteias, em Albufeira, traçada a título individual nos anos 60.

Capa de Livro de Victor PallaEste talentoso e multifacetado profissional também se dedicou a outras áreas artísticos e culturais, como a Pintura (desde os anos 40 que participou em exposições, se ligou a galerias do Porto e de Lisboa e promoveu as Exposições Gerais de Artes Plásticas, organizadas entre 1946 e 1956), a Cerâmica, o Design Gráfico (concebeu graficamente várias publicações e centenas de capas de livros, sobretudo para as editoras Arcádia e Atlântida) e a Tradução. Com o mesmo entusiasmo desenvolveu, também, as atividades de galerista, de animador, de editor (organizou antologias de contos, associou-se à "Vampiro Magazine" entre 1950-1952 e fez parte da equipa que produziu "O Gato Preto – Antologia de Mistério e Fantasia", em 1952), de escritor (obteve um prémio nos concursos anuais de contos do "Ellery Queen's Mystery magazine") e, em especial, de fotógrafo.

Com Costa Martins (1922-1996) publicou "Lisboa, Cidade Triste e Alegre", em 1959, uma obra moderna pelo seu sentido humanista, próximo do neo-realismo, pelo grafismo e pela impressão e que reuniu trabalhos fotográficos dos dois artistas, apresentados na Galeria do Diário de Notícias, em Lisboa, e na Galeria Divulgação, no Porto.

Lisboa Cidade Triste e AlegreEste projeto fotográfico foi relançado em 1982 pela Galeria Ether que, nesse ano, reeditou o livro, promoveu a exposição "Lisboa e Tejo e Tudo (1956/1959)" e editou o respetivo catálogo.

Este título alcançou, por fim, o merecido reconhecimento nacional e internacional. Foi referido por Philippe Arbaizar (2002) na revista do Centro Georges Pompidou e por Martin Parr e Gerry Badger no "The Photobook: A History" (2004). Em 2001 foi eleito um dos 100 melhores livros do século XX.

Em 1992, o Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, dedicou ao artista uma exposição fotográfica retrospetiva e, em 1999, o Centro Português de Fotografia, sedeado no Porto, concedeu-lhe o Prémio Nacional de Fotografia.

Victor Palla morreu em Lisboa a 28 de Abril de 2006, aos 84 anos de idade, vítima de uma pneumonia. A sua obra continua a suscitar o interesse de amantes da Arte em várias partes do mundo e de inúmeros investigadores, designadamente do seu neto João Palla.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2010)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2016-06-23 Página gerada em: 2019-01-23 às 18:38:05