Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Antigos Estudantes Ilustres U.Porto: Manuel Ferreira de Oliveira

Memória U.Porto

Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto

Manuel Ferreira de Oliveira

Fotografia de Manuel Ferreira de Oliveira Manuel Ferreira de Oliveira
1948-
Engenheiro, professor universitário e gestor



Logotipo da FEUPManuel Ferreira de Oliveira nasceu a 21 de Dezembro de 1948.

Cursou Engenharia Eletrotécnica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1971) e obteve os graus de Master of Science e de Doutor em Engenharia na Universidade de Manchester. Recebeu formação na área de Gestão no IMD, em Lausanne, Suíça, e na Harvard e na Wharton Business Schools, nos Estados Unidos da América.

Foi docente e investigador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1971-1980), tendo assumido progressivamente as funções e de Monitor, Assistente, Professor Auxiliar, Professor Agregado e Professor Catedrático (1979).

Logotipo Galp EnergiaEntre 1980 e 1995 viveu e trabalhou na Venezuela e no Reino Unido, países onde desempenhou variados cargos na indústria petrolífera internacional, ao serviço de PDV – Petróleos de Venezuela, S.A. e da BP – The British Petroleum Company, Plc., tendo ocupado, entre outras funções, as de Diretor de Planeamento Corporativo da Lagoven, S.A. (Caracas), de Administrador da Nynas Petroleum (Estocolmo), da Rhur Oel (Dusseldorf) e da PDv Services (Haia) e de Administrador e CEO da BP Bitor, S.A. e da Bitor Energy, Plc. (Londres).

Após 1995 foi Presidente do Conselho de Administração e Presidente Executivo da Petrogal (1995-2000), Presidente do Conselho de Administração e Presidente Executivo da Unicer – bebidas de Portugal, SGPS, S.A. (2000/2006) e Administrador Executivo da Galp Energia (2006), empresa de que é Presidente da Comissão Executiva (CEO) desde Janeiro de 2007.

Reitoria da Universidade do PortoNa Universidade do Porto, é Presidente do Conselho Consultivo da EGP (University of Oporto Businesse School), integra, desde 2009, o conjunto de seis personalidades da sociedade civil que compõem o primeiro Conselho Geral da Universidade do Porto, juntamente com Ana Maria Braga da Cruz, Ângelo Ramalho, Beatriz Pacheco Pereira, Luís Portela e Manuel Paiva. É, ainda, membro dos conselhos consultivos da Faculdade de Economia e do Departamento de Engenharia Electrotécnica da FEUP.

Ferreira de Oliveira é presentemente membro da Comissão Executiva da Delegação do Porto da Universidade Católica, do Conselho Diretivo do BCSD – Portugal, do Conselho Geral da AEP, Vice-presidente do Fórum para a Competitividade e da Federação Europeia dos Produtores de Cerveja (BOE / EBC) e Grão-Mestre da Confraria da Cerveja.

Recebeu a distinção da Ordem Francisco de Miranda conferida pelo Presidente da República da Venezuela, em 1995, e a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, atribuída pela Presidência da República Portuguesa, em 2005.

É casado e tem dois filhos.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2010)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2016-06-23 Página gerada em: 2019-01-23 às 10:04:38