Saltar para:
This Page in English   A Ajuda Contextual não se encontra disponível   
Você está em: TIC > Videoconferência e Telepresença >
Autenticação




Colaborações Nacionais e Internacionais

Colaborações Nacionais

A disseminação das tecnologias de videoconferência no ensino superior português está intimamente relacionada com a atividade que, neste domínio, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) tem levado a cabo.

A U.PORTO, entre outras instituições de ensino superior, beneficiou dos investimentos tecnológicos em sistemas de videoconferência realizados pela FCCN. Em particular, destaca-se o projeto Estúdios que permitiu a instalação do Estúdio de Videoconferência na Reitoria da U.PORTO.
Com este projeto a FCCN contribuiu para a criação de know-how específico sobre tecnologias de videoconferência, o que permitiu criar uma rede nacional de conhecimento nesta área, no âmbito da RCTS (Rede de Investigação e Ensino Nacional - NREN).
Com a implementação deste projeto na U.PORTO, a equipa de suporte local, da Unidade de Novas Tecnologias na Educação, procurou desenvolver uma actividade de benchmarking internacional nesta área que culminou na realização de um conjunto de atividades (ver Arquivo de Eventos) visando o desenvolvimento das tecnologias de videoconferência na Universidade.

A partir do dia 1 de Maio de 2013 este serviço foi integrado nos Serviços Partilhados da U.Porto cuja gestão está sob a responsabilidade do Serviço de Tecnologias e Sistemas de Informação e Comunicação.

Colaborações Internacionais

Na sequência das várias atividades apoiadas pela equipa da Unidade de Novas Tecnologias na Educação, estabeleceram-se contactos em vários países que possibilitaram também a integração da U.PORTO em redes de conhecimento internacionais nesta área.

Ícone quadrado azul  Internet 2 Commons

Esta comunidade representa cerca de 4 milhões de pessoas, abrangendo mais de 300 universidades líderes, empresas e laboratórios de investigação governamental e diversas comunidades educacionais. Estão representados nesta comunidade alguns dos indivíduos, organizações e projetos mais inovadores no uso de redes de comunicações avançadas.
Esta organização promove os prémios da Internet2 IDEA que reconhecem e pretendem encorajar aplicações avançadas e inovadoras de rede que tenham um impacto positivo na comunidade mundial de investigação e educação. Esta organização promove também cursos de formação internacionais na área das tecnologias de videoconferência, disponibiliza a utilização de equipamentos de videoconferência e de recursos técnicos, para além de apoio de consultadoria nesta área.
Esta comunidade baseia-se na rede americana de telecomunicações para a educação e investigação científica, onde se disponibiliza todo um conjunto de serviços de nova geração e uma plataforma para o desenvolvimento de novas ideias sobre redes de dados e novos protocolos de comunicações. Alguns eventos mundiais, como a Megaconference são suportados por esta comunidade. A U.PORTO tem vindo a participar nesta que é a maior videoconferência mundial desde 2007.
Mais informações sobre esta organização podem obter-se em http://commons.internet2.edu/.

Ícone quadrado amarelo  ViDe

Esta organização dedica-se à exploração de assuntos relacionados com a implementação do vídeo digital no ensino superior e na investigação, com destaque para a videoconferência sobre IP. Em torno desta organização, desenvolve-se uma comunidade de especialistas e utilizadores na área da videoconferência, streaming de vídeo, acesso a recursos de vídeo, desenvolvimento de boas práticas e disponibilização de recursos na área da videoconferência.
A organização de eventos internacionais e conferências mundiais, como a Conferência SURA/ViDe (em que a U.PORTO participa), é uma das atividades desenvolvidas por este grupo de trabalho. A conferência SURA/ViDe tem sido reconhecida como uma referência na área da aprendizagem, desenvolvimento e aplicação das tecnologias de vídeo digital.
Mais informações sobre este grupo de trabalho podem obter-se em http://www.vide.net/

Ícone quadrado azul  Internet2's Arts and Humanities Initiatives & TERENA

Esta organização apoia os membros da Internet2 na criação e desenvolvimento de sinergias entre tecnologias de rede de alta performance e aplicações na área das artes e humanidades. Esta organização foca-se, sobretudo, no desenvolvimento de performances artísticas em tempo real, master classes e audições remotas na área das artes performativas.

A U.PORTO, através da Unidade de Novas Tecnologias na Educação, está a analisar em conjunto com esta organização a possibilidade de transmissão de conteúdos de alta qualidade na rede da Universidade, utilizando DVTS. Esta colaboração desenvolveu-se na sequência da participação da equipa da U.PORTO num dos workshops organizados pela Internet2’s Arts and Humanities Initiatives, em colaboração com a TERENA: Performing Arts Production Workshop.
Mais informações sobre este grupo de trabalho podem obter-se em http://www.internet2.edu/arts/

Ícone quadrado amarelo  Teatro Gran Liceu de Barcelona & REDIRIS

O projeto "Opera Oberta" consubstancia-se num programa de introdução à ópera, lançado pelo teatro Gran Liceu de Barcelona, que visa a retransmissão em direto (ou transmissão?) através da Internet, para universidades de todo o mundo , de algumas óperas representadas neste teatro catalão.
Tendo como principal objetivo aproximar os universitários do mundo da ópera, utilizando as novas tecnologias da informação e da comunicação, o "Opera Oberta" conta com a participação de cerca de 50 instituições de ensino superior (entre as quais a U.PORTO) e uma média de 5.000 estudantes por ópera.
Mais informações sobre este grupo de trabalho podem obter-se em Ciclo de Ópera volta ao Estúdio de Videoconferência

Ícone quadrado azul  MAGPI Educational Services & University of Pennsylvania

A MAGPI é uma organização regional nos EUA que funciona como um ponto agregador tecnológico para a Internet2 e que desenvolve uma intensa ação ao nível das atividades pedagógicas associadas às tecnologias de videoconferência. O desenvolvimento de conteúdos interativos via videoconferência, conteúdos educativos, iniciativas avançadas de vídeo, ambientes virtuais, projetos de instrumentação remota e variados desenvolvimentos profissionais ligados às tecnologias de videoconferência são apenas algumas das atividades desenvolvidas por esta organização.
A U.PORTO teve já a oportunidade de desenvolver várias atividades (ver Arquivo de Eventos) com esta organização, que fomentaram a disseminação da utilização das tecnologias de videoconferência na Universidade.
Mais informações sobre este grupo de trabalho podem obter-se em http://www.magpi.net/

Ícone quadrado amarelo  The Philadelphia Orchestra

A Orquestra de Filadélfia é uma das líderes mundiais na criação e distribuição de experiências musicais clássicas de alta qualidade a vários públicos por todo o mundo, utilizando as tecnologias de comunicação da Internet2. Esta instituição prima por uma tradição de excelência artística e inovação técnica que implementa nos seus concertos a partir do Verizon Hall, no Kimmel Center for Performing Arts, em Filadélfia.

A U.PORTO juntou-se à Internet2 e à Global Concert Series na participação nos concertos ao vivo transmitidos através da Internet2. Conteúdos informativos e de entretenimento únicos, gerados a partir de sete câmaras de vídeo HD e sistemas sonoros de alta qualidade proporcionam uma experiência multimédia excecional. Estes concertos ao vivo são acompanhados de conteúdos interativos gravados e disponibilizados antes dos concertos, nos seus intervalos e no final das transmissões.
Mais informações sobre este grupo de trabalho podem obter-se em: http://www.kimmelcenter.org/styles/poa02e/www/internet2_1.html

Ícone quadrado azul  Global Consortium & Cerritos College Humanities

O Global Consortium, nomeadamente através do Cerritos College, realiza vários eventos em que os professores podem participar, num contexto de aula. Os estudantes são encorajados (através do diálogo e de projetos de aprendizagem em grupo) a expandir a sua aprendizagem na sala de aula e a realizar experiencias culturais cruzadas através da videoconferência. Esta instituição constitui-se como uma rede de parceiros que partilham o objetivo comum de unir as diferenças culturais no mundo e tenta aumentar a perceção dos assuntos globais nos estudantes recorrendo à videoconferência.
Mais informações sobre esta instituição e o seu diretor, Dr. John Haas, podem obter-se na página de Internet: http://www.cerritos.edu/jhaas/

Ícone quadrado amarelo  Comunidade AccessGrid & Universidade de Manchester

A disponibilização técnica do serviço de AccessGrid no Estúdio de Videoconferência da U.PORTO foi acompanhada da integração nos diretórios internacionais da área da videoconferência AccessGrid, nomeadamente, o site principal da comunidade AccessGrid (www.accessgrid.org) e o diretório dos Nós de AccessGrid (http://agcentral.org) existentes. A U. PORTO passou assim a ser uma das duas únicas instituições portuguesas registadas internacionalmente na comunidade AccessGrid.
Adicionalmente, a U.PORTO procurou associar-se ao Departamento de Investigação Computacional da Universidade de Manchester para a receção de alguns seminários transmitidos através desta tecnologia.

O Departamento de Investigação Computacional da Universidade de Manchester organiza regularmente uma série de seminários para os quais convida personalidades para apresentarem o seu trabalho nas respetivas áreas de especialidade. Estes seminários são habitualmente transmitidos via AccessGrid e o conteúdo das apresentações respeitam a áreas disciplinares diversas, embora com incidência n a computação de elevado desempenho e nas tecnologias de comunicação em rede.

Saiba mais
Página gerada em: 2020-07-03 às 19:00:09 Última actualização: 2013-05-23