O manual de processos administrativos de uma organização é um repositório que sintetiza o conjunto de atividades de caráter administrativo de forma sistematizada e devidamente organizada. Refere-se a documentos que estão sempre sujeitos a análise e melhoria, que permitem a todos os trabalhadores da organização, se e quando necessitarem, percecionar o ciclo de fluxos e de metodologia de trabalho de uma qualquer atividade ou necessidade.
Este manual resulta do levantamento exaustivo dos processos administrativos no âmbito dos Serviços que estão integrados nos SPUP – Serviços Partilhados da U. Porto. Abrange, assim, as áreas de Apoio Jurídico, Recursos Humanos, Contabilidade e Tesouraria, Orçamentação e Prestação de Contas, Apoio à Execução de Projetos e Compras, bem como uma área transversal de apoio aos restantes serviços dos SPUP.
O objetivo é que este manual permita promover a análise e a melhoria dos processos de trabalho na U. Porto, sempre visando a sua simplificação, harmonização e necessário suporte legal.
Consulte abaixo o manual de processos por serviço, sendo igualmente possível fazer novo pedido via SGAP - Sistema de Gestão Administrativa de Processos.