Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > ICBAS|BTI_"SpermBoost"

Recrutamentos em curso

ICBAS|BTI_"SpermBoost"

Candidaturas até 19 de dezembro

CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE TÉCNICO DE INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DO PROJETO “SPERMBOOST – Improving Sperm Quality During and After Storage” DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS ABEL SALAZAR DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Encontra-se aberto um concurso para a atribuição de uma bolsa de técnico de investigação, no âmbito do projeto PROJETO “SPERMBOOST – Improving Sperm Quality During and After Storage”, financiado pela Fundação Amadeu Dias, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Ciências Biomédicas e áreas afins

2. Requisitos de admissão:
a) Habilitações académicas - Licenciatura na área científica de Ciências Biomédicas, Bioquímicas, Biologia e afins;
b) Experiência em trabalho na área da Biologia da Reprodução;
c) Experiência em técnicas básicas de Biologia Celular e Molecular.

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 341/2007, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 197, de 12 de outubro, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do termo do prazo para a candidatura.

3. Condições de preferência:
a) Experiência de investigação em Biologia da reprodução, com aptidão para culturas celulares particularmente de células de Sertoli;
b) Experiência em técnicas de PCR, Western blot e tratamento estatístico dos dados;
c) Domínio da língua inglesa;
d) Disponibilidade para iniciar a bolsa a partir de 15 de janeiro de 2019.

4. Plano de trabalhos:
O/A bolseiro/a será responsável pela realização dos seguintes trabalhos:
a)    Culturas primárias de células de Sertoli;
b)    Análise espermática (morfologia, motilidade, viabilidade…);
c)    Análise de perfis metabólicos obtidos por RMN;
d)    Caracterização de transportadores metabólicos e atividades enzimáticas.

5. Legislação e regulamentação aplicável:
Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, na redação atualmente em vigor, e o Regulamento de Bolsas da Universidade do Porto, aprovado pela Deliberação nº 3182/2008, publicada no Diário da República, 2.ª Série, n.º 233, de 2 de dezembro e o Decreto-Lei n.º 341/2007, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 197, de 12 de outubro.

6. Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto, sob a orientação científica do Doutor Marco G. Alves.

7. Duração da bolsa:
6 meses (eventualmente renováveis até ao fim do projeto), em regime de exclusividade.

8. Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a 745,00¤, conforme a tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I. P., no País. O pagamento será realizado pelo ICBAS por transferência bancária. Além deste subsídio, o/a bolseiro/a será abrangido por um seguro de acidentes pessoais.

9. Métodos de seleção:
Avaliação curricular (AC) e, caso o júri entenda necessário, entrevista de seleção (E) aos três candidatos mais bem classificados na AC. A classificação final será obtida pela seguinte fórmula: 0,6 x AC + 0,4 x E, numa escala de 0 a 20 pontos. Não havendo entrevista, a classificação final será igual à obtida na AC.

Os fatores alvo de avaliação curricular são:

a) Currículo académico, científico, técnico e profissional, e a sua adequação ao programa de trabalhos (10 pontos)
b) Experiência laboratorial em técnicas relevantes para o desenvolvimento do projeto, nomeadamente em tem técnicas de biologia celular e molecular (Culturas de células, PCR, Western Blot, Microscopia, ensaios enzimáticos); (5 pontos)
c) Experiência em metabolómica e metabolismo celular (particularmente com recurso a Ressonância Magnética Nuclear); (5 pontos)
Os fatores de avaliação da entrevista de seleção, caso a mesma venha a ser realizada, serão: conhecimentos específicos para a realização do plano de trabalhos, motivação para as atividades previstas, capacidade de expressão e atitude.
Na eventualidade de nenhum dos candidatos demonstrar possuir o perfil indicado para a realização do plano de trabalhos o júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa a concurso.
Com base na lista de seriação final será constituída uma lista de reserva, a qual será utilizada para a eventual contratação de novos bolseiros no âmbito do presente projeto ou no caso de desistência do/a candidato/a classificado em primeiro lugar.

10. Composição do Júri de Seleção:
Presidente - Doutor Marco Aurélio Gouveia Alves, Investigador Auxiliar no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto.
1º vogal efetivo - Professor Doutor Pedro Fontes Oliveira; Professor Afiliado no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e Investigador Principal na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
2º vogal efetivo - Professora Doutora Branca Maria Cardoso Monteiro da Silva, Professora Associada com agregação, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior

11. Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão divulgados através de lista ordenada por classificação final, enviada aos candidatos através de correspondência registada.

12. Forma de apresentação das candidaturas e prazo de candidatura: o concurso encontra-se aberto de 12 a 19 de dezembro de 2018.
As candidaturas deverão ser formalizadas, obrigatoriamente, através de email para o endereço candidaturasrh@sp.up.pt, com conhecimento para alvesmarc@gmail.com, indicando em assunto: “ICBAS | BTI | SPERMBOOST” no assunto, acompanhadas dos seguintes documentos:
a)    Carta de motivação;
b)    Curriculum Vitae com indicação expressa do nome e morada completos;
c)    Cópia do(s) certificado(s) das habilitações exigidas;
d)    Comprovativos da experiência exigida;
e)    Quaisquer documentos que os candidatos entendam ser relevantes para apreciação do seu mérito.

Os documentos submetidos deverão ser nomeados com o primeiro e último nome do/a candidato/a e não exceder os 5 MB.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Serviços Partilhados da Universidade do Porto I Termos e Condições I Acessibilidade I Índice A-Z I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-03-29 às 01:48:00 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias