Resumo (PT):
A identidade brasileira – entendida como aquilo que nos sutura à realidade e nos dá um
sentimento de pertencimento – foi forjada por movimentos, institucionalizados ou não, que
permitiram costurar certas manifestações culturais ao ser identitário coletivo. Neste
processo, há um fio que entrelaça a obra de Torquato Neto (1944 - 1972), jornalista e poeta
brasileiro, aos pensamentos dos intelectuais Gilberto Freyre (1900 - 1987) e Ariano Suassuna
(1927 – 2014). Os três são do Nordeste do Brasil, região de clima árido, com indicadores
socioeconômicos baixos e sobre a qual paira uma significativa economia estereotípica. Ao
debruçar-se sobre o ensaio “Arte e cultura popular”, escrito por Torquato Neto em 1964,
percebe-se uma significativa confluência das ideias deste com as de Freyre e Suassuna e os
respectivos movimentos culturais fundados por eles: Regionalismo (1926) e Armorialismo
(1970).
Abstract (EN):
Brazilian identity—understood as that which sutures us to reality and gives us a sense of
belonging—was forged by movements, institutionalized or not, that allowed certain cultural
manifestations to be sewn into the collective identity. In this process, there is a thread that
intertwines the work of Torquato Neto (1944-1972), a Brazilian journalist and poet, with the
thoughts of intellectuals Gilberto Freyre (1900-1987) and Ariano Suassuna (1927-2014). All
three are from the Northeast of Brazil, a region with an arid climate, low socioeconomic
indicators, and a significant stereotypical economy. By examining the essay "Art and Popular
Culture," written by Torquato Neto in 1964, one can see a significant confluence of his ideas
with those of Freyre and Suassuna, and the respective cultural movements they founded:
Regionalism (1926) and Armorialism (1970).
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific